Pesquisar no Blog
Obesidade

Obesidade aumenta em até 4 vezes o risco de morte por Covid, aponta pesquisa

Muitos estudos já apontam que a obesidade é fator de risco para a doença COVID-19 e no dia 12 de agosto uma outra pesquisa, divulgada na revista “Annals of Internal Medicine”, mostra que, além da obesidade ser um fator importante de agravamento da Covid-19 ela pode aumentar em até quatro vezes o risco de morte, principalmente em homens e pessoas com menos de 60 anos,

Alguns fatores fazem com que a COVID-19 possa ser mais grave em pacientes obesos. “Pessoas com obesidade possuem um sistema imunológico mais comprometido e, por consequência, são mais suscetíveis a uma inflamação viral. Outro ponto é que a obesidade já provoca uma inflamação generalizada no organismo do paciente”, comenta Dr. Admar Concon Filho. “E ainda tem o fato de o paciente obeso ter uma restrição em sua capacidade respiratória, porque o diafragma não consegue se movimentar adequadamente e o tórax não expande como deveria”, diz.

Os cientistas afirmam, ainda, que esse estudo realizado é importante para que precauções extras sejam tomadas e evitem ainda mais riscos contra esse grupo. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, até a data de 13 de agosto de 2020, mais de 4 mil pessoas obesas morreram com a Covid-19 desde o início da pandemia – quase metade delas com menos de 60 anos, índice mais alto para a faixa etária entre as comorbidades.

Saiba mais:
Obesidade aumenta em até 4 vezes o risco de morrer por Covid, especialmente homens e menores de 60 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *