O dia 11 de outubro é marcado como o Dia Mundial da Obesidade, uma data para lembrar todos os dias da importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dessa doença crônica, que é apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. No Brasil, dados de 2016 mostram que mais de 50% da população tem excesso de peso (na faixa de sobrepeso e obesidade).
Além de reduzir a qualidade de vida, a Obesidade quando não tratada adequadamente, pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer.
Por esse motivo, datas como essa são importantes para conscientizar a população sobre ações que podem ser tomadas para a prevenção e também para o diagnóstico e tratamento da doença.
O tema central da Campanha, que é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Associação Brasileira Para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) é ” Obesidade: Eu Trato com respeito”. Confira o manifesto da ABESO sobre essa data / tema:
Tratar a obesidade com respeito implica disseminar informações sobre o assunto de maneira responsável, checando suas referências. É deixar o sensacionalismo de lado ao abordar o tema. É não dar destaque a dietas milagrosas que colocam em risco a saúde e a vida das pessoas.
Tratar a obesidade com respeito é respeitar o paciente com obesidade. Respeitar a sua condi- ção, é não reforçar a ideia errada de que a obesidade é culpa de quem tem.
Tratar a obesidade com respeito é reconhecer que ela é uma doença crônica multifatorial.
Tratar a obesidade com respeito é investir na criação de políticas públicas de prevenção e tratamento, investir em protocolos e diretrizes junto às sociedades do setor para atender da melhor maneira o paciente com obesidade, tanto no âmbito público quanto no privado. É investir no acesso ao tratamento multidisciplinar.
Tratar a obesidade com respeito é integrar o tema aos currículos das escolas de medicina e de outras profissões ligadas ao atendimento do paciente com obesidade. É investir em atualização contínua desses profissionais.
Tratar a obesidade com respeito é respeitar a ciência e suas descobertas, e apoiar estudos na área. É reconhecer a necessidade do acesso ao tratamento completo, que pode, sim, incluir medicamentos, como em qualquer doença crônica. É considerar a cirurgia bariátrica como parte do tratamento, quando necessário.
Confira o folder da Campanha:
Confira também o vídeo da Campanha:
Justo o que estava procurando sobre a obesidade. Muito obrigada pelas informações sobre a obesidade
Nós que agradecemos seu comentário! Ótimo 2019!