É possível prevenir a Obesidade Infantil?
Como a família pode contribuir para o tratamento de crianças obesas ou com sobrepeso?
Essas e outras questões permeiam as famílias quando o assunto é a saúde dos filhos. Sabe-se que a Obesidade é uma doença multifatorial e que possui muitas causas, Assim, além do fator hereditário, o estilo de vida e o ambiente em que as crianças vivem também devem ser considerados na prevenção e tratamento dessa doença.
“Crianças em geral seguem os exemplos alimentares que cotidianamente lhes são apresentados”, ´reforça a pediatra Dra Ana Escobar e que deixa, na Semana da Criança, uma reflexão para os pais que desejam evitar a obesidade infantil ou contribuir para o tratamento de seu filho e que podem ser aplicadas e lembradas todos os dias:
Se você deseja que seu filho obeso ou com sobrepeso perca peso, faça antes estas 5 perguntas para você mesmo e reflita bem sobre suas respostas:
- A família, inclusive irmãos, estão, de verdade, dispostos a mudar hábitos de vida e alimentação junto com a criança que está com sobrepeso ou obesidade? Sabiam que quem faz dieta é a família?
- Vocês estão dispostos a almoçar e/ou jantar juntos todos os dias?
- Vocês têm o hábito de praticar exercícios físicos?
- Vocês conseguem fazer um lanche saudável, fresquinho e gostoso todos os dias para seu filho levar para a escola? Seu filho está ciente de que vai levar lancheira e não deve “devorar” o lanche alheio?
- Vocês estão dispostos a comprar uma briga para limitar o uso de computador, videogame e TV no máximo 2 horas por dia?
Confira a matéria na íntegra:
Excesso de peso é hereditário? ( Portal G1 / Bem Estar – 09/10/17)
Deixe um comentário