Pesquisar no Blog
Obesidade

Pessoas obesas têm maior probabilidade de desenvolver câncer

Já disse aqui, diversas vezes, que a obesidade é uma doença que causa muitas outras doenças. Mas você sabia que ela também é fator de risco para diversos tipos de câncer? Pois é! Um estudo publicado recentemente na revista Nature Communications aponta que pessoas obesas – ou acima do peso – têm maior probabilidade de desenvolver mais de 13 tipos de câncer, entre eles, de esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto), rins, mama (especialmente mulheres na pós-menopausa), ovário, endométrio, meningioma, tireóide e mieloma múltiplo.

De acordo com a pesquisa, a causa de alguns tipos de cânceres relacionados à obesidade seria a adaptação da célula ao ácido palmítico, derivado da gordura. Essa alteração produz mudanças nas células-tronco, que em vez de originarem tecidos saudáveis, tornam-se carcinogênicas. O estudo foi realizado pela Universidade de Bergen, na Noruega, com a coleta celular de tumores de mama de 223 pacientes.

Uma das possibilidades do surgimento de células cancerígenas é o fato de o obeso ter o organismo inflamado. Quando há aumento de peso, temos uma predominância de substâncias inflamatórias que se relacionam com a resistência à insulina. Isso faz com que o corpo produza mais hormônios e ative mecanismos que promovam a duplicação celular, que pode levar ao desencadeamento de tumores.

A relação da obesidade com o câncer não é novidade. Em 2016, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc, em inglês), da OMS (Organização Mundial da Saúde), analisou mais de mil estudos sobre o tema e chegou à conclusão de que quando a pessoa não tem gordura corporal em excesso, os riscos de desenvolver câncer são menores.

Portanto, se você está acima do peso, procure ajuda profissional para reverter a situação. Emagrecer é um processo longo e difícil, por isso, é importante ter orientação correta. Os benefícios da perda de peso são muitos. Há vários tratamentos disponíveis, que vão desde mudança na alimentação, passando por medicamentosos, até tratamentos endoscópicos e a cirurgia bariátrica.

A melhor indicação para o seu caso deve ser feita por um médico. Se você tem dúvida se está dentro do peso ideal, calcule o seu IMC (índice de Massa Corporal).  No site da Clínica Concon, tem uma calculadora para que você possa fazer isso de forma bem simples. Basta entrar em https://www.clinicaconcon.com.br/cirurgia-bariatrica/calcule-seu-peso-ideal.

Lembre-se! A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com IMC acima de 40 ou com IMC acima de 35, que possuem doenças causadas ou agravadas pela obesidade.

Por Dr. Admar Concon Filho 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *