Pesquisar no Blog
Obesidade Tratamentos

Saiba se você está apto para colocar o balão intragástrico

O balão intragástrico é um dos procedimentos que podem ser indicados para o tratamento da obesidade.

A sua colocação é um procedimento endoscópico, em que é colocado em torno de 600 ml de soro (400 a 700 ml), o que gera ao paciente uma sensação de “estômago cheio”, uma sensação de saciedade precoce. O tempo de permanência do balão intragástrico no estômago pode variar de 6 a 12 meses, dependendo do método escolhido.

Ele pode proporcionar uma perda de peso de até 20%, desde que os pacientes sejam inseridos em um programa de reeducação alimentar e prática de atividade física, que irão potencializar os resultados com a utilização do balão intragástrico.

O Balão Intragástrico é indicado para:

  • Pacientes com índice de massa corpórea ( IMC) acima de 27
  • Pacientes que não possuem indicação para a cirurgia bariátrica, com IMC de 27 a 35 e não possui nenhuma comorbidade (doença provocada pela obesidade), porém, já tentou tratamento conservador e não obteve sucesso.
  • Para pacientes que possuem indicação plena para a Cirurgia Bariátrica, mas é resistente e prefere tentar outra alternativa antes do procedimento cirúrgico.

Uma outra indicação é para aquele paciente que apresenta uma obesidade super mórbida (super obeso), com IMC acima de 50 e precisa de um tratamento cirúrgico. Nesse caso é indicado o recurso do balão para obter um pré-emagrecimento em torno de 10 a 20 % do peso inicial do paciente, o que aumenta a segurança e sucesso da cirurgia.

Antes da colocação, o paciente realizará exames laboratoriais, comuns ao tratamento de obesidade, para avaliação de seu estado geral de saúde. Também é realizada uma endoscopia para verificar a existência ou não de lesões, como  por exemplo, úlcera gástrica ou hérnia de hiato, que contra indiquem a colocação do Balão.

Após a colocação, o paciente pode retomar às atividades cotidianas, nos próximos dias. É importante, portanto, que o paciente esteja preparado para essa mudança de comportamento e hábitos alimentares e é fundamental estar consciente que só a colocação do Balão não é suficiente, ele precisa aderir a uma alimentação saudável e a uma atividade física regular.

Por isso, é fundamental ressaltar a importância do acompanhamento, pelos próximos meses, com a equipe multidisciplinar, que envolve o  cirurgião/endoscopista, endocrinologista, psicóloga e nutricionista,

O balão pode ser considerado como uma oportunidade de adaptação de novos hábitos durante os meses do tratamento. Dessa forma, assim que ele for retirado, o paciente já terá reestruturado seus hábitos e terá condições de mantê-los. Esse é a principal recomendação: a mudança de comportamento, por meio de uma conscientização, a prática de uma atividade física regular e alimentação saudável em busca de uma qualidade de vida e saúde.

4 respostas para “Saiba se você está apto para colocar o balão intragástrico”

    • Bom dia. Depende do tamanho da hérnia, no caso , ela deve ter no máximo 2 cm para pode realizar o procedimento do balão intragástrico. Uma avaliação com o médico poderá verificar se seu caso é indicado ou não o uso do balão.

  1. Em 2013 fiz todo o processo para fazer uma bariátrica. Estava de touca, propés e avental. Quando a enfermeira me chamou para ir para a sala de cirurgia, eu desisti. Não estava bem com minha cabeça.

    Uns 2 anos depois, para retirar um cálculo renal, recebi anestesia geral. No meio do procedimento, precisei ser intubado às pressas.

    Não tenho mais interesse nenhum em receber anestesia geral, pelo menos com esse peso.

    Tenho 48 anos, 1,88m de altura, peso hoje 150kg. Já pesei 180, mas não voltei a engordar.

    Tomo remédios para pressão alta, que o normal é 150/90 quando não estou medicado. Não é uma hipertensão muito assustadora.

    Também tomo Glifage por causa da diabetes. Não preciso de insulina.

    Tomo Pristiq por causa da depressão e Síndrome do Pânico.

    Não quero fazer o BYPASS GÁSTRICO. Talvez SLEEVE, mas tenho medo da anestesia geral.

    O balão poderia ser indicado?
    Tenho UNIM__… Posso usar o plano para esse fim?

    Que profissional devo procurar para colocar o balão?

    • Olá, David! O profissional indicado para a colocação do balão intragástrico é um médico gastroenterologista, especializado em endoscopia e nesse procedimento. Caso tenha interesse em saber mais sobre o balão, pode verificar informações em nosso site: https://www.clinicaconcon.com.br/tratamentos/balao-intragastrico .

      Caso tenha interesse em saber mais sobre a cirurgia bariátrica com nossa equipe, pode assistir uma de nossas reuniões pré-operatórias online: https://www.youtube.com/watch?v=ImNMqrinK8k ou presencial, na cidade de Valinhos no dia 03/05.

      Caso tenha interesse em falar conosco para outras duvidas e informações, pode entrar em contato pelo telefone: 19 3869-1222 ou whatsapp 19 99775-2562. Conte conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *