Pesquisar no Blog
Prevenção

O que é enteroscopia de duplo balão?

Você já ouviu falar em enteroscopia de duplo balão?
Este é um exame feito no intestino delgado, órgão que possui de três a sete metros e que não conseguimos avaliar pela endoscopia ou pela colonoscopia. Também é um exame que nos permite avaliar o estômago excluso no paciente que faz o método by-pass da cirurgia bariátrica. Para ficar mais claro, vou explicar de uma maneira bem detalhada.

Dentre os exames realizados no aparelho digestivo, existe a endoscopia, que avalia a parte inicial do aparelho digestivo, ou seja, o esôfago, o estômago e o início do duodeno, e a colonoscopia, que avalia a parte final do intestino, que é o intestino grosso, e de 10 a 20 centímetros da parte final do intestino delgado. Portanto, nós temos um intervalo entre o que a endoscopia e a colonoscopia conseguem avaliar: o intestino delgado.

É necessário avaliar esse intestino delgado em algumas situações: quando há sangramento digestivo obscuro, ou seja, o paciente tem uma anemia por perda de sangue, mas a endoscopia e a colonoscopia são normais e o exame oculto das fezes mostra que há presença de sangue. Isso significa que o sangramento está no intestino delgado. Uma das formas de examinar é a enteroscopia de duplo balão.

Por uma enteroscopia anterógrada, feita pela boca, avaliamos o esôfago e o estômago, passamos pelo duodeno e entramos pelo intestino delgado. Vamos caminhando o máximo que nós conseguimos, de dois a três metros. Se nós não atingirmos nenhuma lesão que justifique esse sangramento digestivo, em um outro dia, fazemos a enteroscopia retrógrada, via anal, em que começamos por uma colonoscopia, entramos pelo intestino delgado na parte final, pelo íleo terminal e subimos até o ponto mais proximal possível, normalmente, de dois a três metros também.

O paciente que fez cirurgia bariátrica tem indicação para enteroscopia?
Sim. Se precisarmos avaliar o estômago excluso ou a alça bileopancreática, sim, tem indicação. Com a enteroscopia, nós avaliamos o pouch, que é o estômago pequeno, descemos por essa alça alimentar, chegarmos até o by-pass, aquela emenda do intestino delgado, que nós chamamos de enteroanastomose, e depois subimos por esse intestino delgado até chegar no estômago excluso. Este exame é indicado quando o paciente tem um sangramento digestivo que a origem provável é no estômago excluso ou mesmo na enteroanastomose.

Quando o paciente pós cirurgia bariátrica tem o exame de sangue com problema, mas a sua endoscopia e colonoscopia são normais, nós temos a obrigação de examinar o estômago excluso para ver se encontramos uma úlcera ou uma gastrite hemorrágica que justifique essa anemia e essa perda de sangue.

Este assunto está em um dos vídeos disponíveis no canal da Clínica Concon do Youtube. Para assistir, clique no link -> Enteroscopia de Duplo Balão. Quando fazer esse exame?

Acesse. Temos muito material esclarecedor sobre a sua saúde.

Artigo por Dr. Admar Concon Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *