Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica Saúde

Recomendações aos pacientes bariátricos sobre o novo coronavírus – COVID-19

A Sociedade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) orienta aos pacientes bariátricos, recomendações sobre o novo coronavírus – COVID-19.

Segundo o presidente da SBCBM, Dr. Marcos Leão Villas Bôas, pacientes que passaram pela cirurgia e tiveram uma perda de peso significativa não são considerados grupo de risco. Os cuidados dos pacientes bariátricos devem ser os mesmos de uma pessoa normal – exceto os pacientes com idade avançada, que, assim como os demais, devem redobrar os cuidados.

“O paciente que passou pela cirurgia perdeu peso, reduziu as doenças associadas e teoricamente está com mais saúde. Sua respiração, sistema fisiológico e metabolismo estão melhores do que se estivesse ainda com a obesidade. Os benefícios da cirurgia bariátrica são importantes no enfrentamento de qualquer epidemia”, comenta.

O presidente da SBCBM reforça ainda a importância de manter o acompanhamento com os profissionais da equipe multidisciplinar, em dia para avaliar sua reposição vitamínica e fazer uma consulta de revisão. “Esse é o momento para se revitalizar e ganhar força. Recomendamos que todos estejam em dia com suas revisões, pois isso também é importante para enfrentar o COVID-19”, explica Leão.

Dessa forma, nós, da equipe GCBV/ Clínica Concon, sempre atentos à qualidade de vida e saúde dos pacientes e alinhados às recomendações da SBCBM, orientamos aos pacientes  bariátricos, as mesmas recomendações dirigidas à população:

  • Alimente-se bem e mantenha-se ativo.
  • Lave as mãos com frequência e use álcool em gel quando disponível
  • Evite aglomerações
  • Evite cumprimentar as pessoas com apertos de mãos, abraços ou beijos
  • Os principais sintomas do COVID-19 são febre, tosse contínua e dificuldade para respirar. Procure hospital apenas se sentir estes sintomas.

A Cirurgia Bariátrica traz benefícios de saúde aos pacientes, os quais serão importantes no enfrentamento da COVID-19 e de outras também, reforça o presidente da SBCBM,

Para saber mais:

SBCBM alerta: Covid-19 é mais perigoso para portadores de doenças crônicas – SBCBM, 13/03/20
Recomendações aos pacientes bariátricos – SBCBM – 13/03/20

 

Conte conosco.
Equipe GCBV/Clínica Concon

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *