Pesquisar no Blog
Saúde

Você pode estar cansado disso, mas é sempre bom lembrar!

Use máscara! Sempre que sair de casa, sempre que estiver em contato com alguém que não seja morador da sua casa, sempre que tiver qualquer sintoma de gripe. Troque sua máscara a cada três horas ou sempre que estiver úmida ou suja. Não manuseie a máscara pela frente, faça isso pelas alças. E JAMAIS tire a máscara quando for tossir, espirrar ou falar com alguém.

Faça quarentena! Se você positivou para a covid-19, isole-se por 14 dias + 24 horas sem sintomas. Se você teve contato com alguma pessoa contaminada, isole-se também por 14 dias.

Saia de casa somente se necessário! Se precisar comprar algo, ir ao médico, fazer um exame, siga os protocolos de segurança. Vá sozinho. Evite levar a família toda, a não ser que seja imprescindível.

Evite aglomerações! Não promova e nem vá a festas. Não se reúna com amigos e familiares. Por mais que este pareça ser um momento seguro, se uma pessoa estiver contaminada e assintomática, provavelmente contaminará todo mundo, já que dificilmente, nessas ocasiões, utilizamos máscaras e mantemos o distanciamento seguro.

Mantenha uma distância de dois metros das outras pessoas! Se você estiver com máscara e nesta distância, os riscos de contaminação são mínimos

Cuide da sua saúde! Não fique adiando uma ida ao médico, faça exames de rotina e, se em sua região for permitido, agende sua cirurgia eletiva para que ela não se torne de urgência. Não sabemos por quanto tempo essa pandemia vai durar, então, é fundamental que você esteja bem de saúde. Os serviços de saúde implantaram protocolos rígidos para que você possa se cuidar de maneira segura.

Você já deve estar cansado de ouvir falar sobre tudo isso e, embora algumas pessoas vivam uma vida normal, ainda estamos no meio da pandemia, com índices que voltam a nos causar preocupação.

Sabemos do custo social e econômico de uma pandemia, sabemos que a vida não pode parar. Por isso, é tão importante que cada um faça a sua parte no que é possível. Cuidados simples, responsabilidade e empatia podem evitar que o comércio e vários tipos de serviços fechem novamente.

Enquanto não tivermos uma vacinação em massa, é o cuidado individual que fará diferença na prevenção. Por mais clichê que pareça, quando eu cuido de mim, cuido de você. Quando você cuida de você, também cuida de mim. Com um vírus contagioso como o SARS-CoV-2, não podemos viver uma vida normal sem colocar em risco nossa saúde e a das pessoas que convivem com a gente.

Por Admar Concon Filho

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *