A Cirurgia Bariátrica possui uma longa história de evolução nas técnicas, fruto de muitos estudos. Porém, as mais utilizadas atualmente em todo o mundo são as técnicas Bypass Gástrico (Gastroplastia com desvio intestinal em Y de Roux) e mais recentemente a técnica Sleeve vem aos poucos ganhando espaço e sendo a primeira escolha dos cirurgiões em muitos países
Cada uma possui uma especificidade, como vamos detalhar a seguir e a escolha de uma técnica ou outra é recomendada pelo próprio cirurgião, quem definirá a melhor indicação de acordo com cada caso.
Bypass gástrico (Gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”)
Estudado desde a década de 60, o Bypass Gástrico é a técnica bariátrica mais praticada no Brasil, correspondendo a 75% das cirurgias realizadas, devido a sua segurança e, principalmente, sua eficácia. O paciente submetido à cirurgia perde de 40% a 45% do peso inicial.
Nesse procedimento misto, é feito o grampeamento de parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento, e um desvio do intestino inicial, que promove o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome. Essa somatória entre menor ingestão de alimentos e aumento da saciedade é o que leva ao emagrecimento, além de controlar o diabetes e outras doenças, como a hipertensão arterial.
Uma curiosidade: a costura do intestino que foi desviado fica com formato parecido com a letra Y, daí a origem do nome. Roux é o sobrenome do cirurgião que criou a técnica.
Essa técnica é mais indicada para os pacientes que possuem doenças associadas, como o diabetes grave, por exemplo. As alterações no metabolismo derivadas dessa técnica favorecem a remissão do diabetes tipo 2.
Gastrectomia vertical (Sleeve Gastrectomy) – Restritiva
A Gastrectomia vertical ( Sleeve) também é uma técnica da Cirurgia Bariátrica que vem sendo realizada cada vez mais no mundo todo. Nesse procedimento, o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml). Essa intervenção provoca boa perda de peso, comparável à do Bypass Gástrico.
É um procedimento relativamente novo, praticado desde o início dos anos 2000. Tem boa eficácia sobre o controle da hipertensão e de doenças dos lípides (colesterol e triglicérides).
Estudos realizados e apresentados recentemente em Congressos Internacionais e Nacionais de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, mostram que a Gastrectomia Vertical (Sleeve) apresenta, além da perda de peso similar à do Bypass Gástrico, também um índice menor de complicações pós-operatórias. Nessa cirurgia, o intestino é mantido intacto e os nutrientes são absorvidos normalmente, não comprometendo a absorção da maioria das vitaminas e sais minerais.
Saiba mais sobre a Cirurgia Bariátrica em nosso site: www.clinicaconcon.com.br e em caso de dúvidas, converse com o seu médico.
a slevee faz a remissao da diabetes tipo 2
Olá, Sandra. Bom dia. Se for diabetes leve, de pouco tempo, que necessita de apenas uma medicação de comprimido por dia, o emagrecimento de 30% do peso inicial já melhora diabetes. Qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco pelo telefone 19 38691222
Gostaria de mais informações sobre técnica sleeve Bypass
Olá, Elisângela! Você pode conhecer mais sobre as técnicas de cirurgia nesse vídeo em que o cirurgião Dr. Admar explica detalhadamente as diferenças entre a Sleeve e a Bypass: https://www.youtube.com/watch?v=N79VzMD3PXk&t=53s , Para saber mais, pode entrar em contato conosco pelo telefone 19 38691222.