As técnicas utilizadas na Cirurgia Bariátrica evoluíram ao longo dos anos, fruto de muitos estudos. Além das técnicas em si, a cirurgia laparoscópica foi um dos grandes avanços, permitindo ao paciente uma recuperação muito mais rápida, por ser minimamente invasiva.
TIPOS
Existem três procedimentos básicos da cirurgia bariátrica e metabólica:
Restritivos – que diminuem a quantidade de alimentos que o estômago é capaz de comportar.
Disabsortivos – que reduzem a capacidade de absorção do intestino.
Técnicas mistas – com pequeno grau de restrição e desvio curto do intestino com discreta má absorção de alimentos.
Atualmente as técnicas mais realizadas são a Gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux” ( Bypass Gástrico) e a Gastrectomia Vertical (Sleeve Gastrectomy) .
Cada uma possui suas indicações e especificidades, porém vamos detalhar as duas técnicas utilizadas pelos cirurgiões no Brasil e no mundo e também pela equipe do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos:
Estudado desde a década de 60, o Bypass Gástrico é a técnica bariátrica mais praticada no Brasil, correspondendo a 75% das cirurgias realizadas, devido a sua segurança e, principalmente, sua eficácia. Nos Estados Unidos e na Europa, a Sleeve Gastrectomia já ultrapassou o Bypass em Número de cirurgias nos últimos anos. O paciente submetido à cirurgia do Bypass perde de 35 a 40% do peso inicial.Bypass gástrico (Gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”) – Mista
Nesse procedimento misto, é feito o grampeamento de parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento, e um desvio do intestino inicial, que promove o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome. Essa somatória entre menor ingestão de alimentos e aumento da saciedade é o que leva ao emagrecimento, além de controlar o diabetes e outras doenças, como a hipertensão arterial.
Uma curiosidade: a costura do intestino que foi desviado fica com formato parecido com a letra Y, daí a origem do nome. Roux é o sobrenome do cirurgião que criou a técnica.
Essa intervenção provoca boa perda de peso, comparável à do Bypass Gástrico. Nesse procedimento, o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml).
É um procedimento relativamente novo, praticado desde o início dos anos 2000. Tem boa eficácia sobre o controle da hipertensão e de doenças dos lípides (colesterol e triglicérides).
Estudos realizados e apresentados recentemente em Congressos Internacionais e Nacionais de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, mostram que a Gastrectomia Vertical (Sleeve) apresenta, além da perda de peso similar à do Bypass Gástrico, também um índice menor de complicações pós-operatórias. Nessa cirurgia, o intestino é mantido intacto e os nutrientes são absorvidos normalmente, não comprometendo a absorção da maioria das vitaminas e sais minerais.
Dessa forma, a equipe do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos, sempre empenhada em proporcionar a seus pacientes o que há de melhor e mais moderno para o tratamento da obesidade, optou por utilizar a técnica de Gastrectomia Vertical (Sleeve) nos casos em que ela pode ser indicada.
fiz bariatrica a 10 anos, e agora voltei a ganhar peso, podem mim ajudar?
Olá, ideal é agendar uma consulta para avaliação do procedimento mais indicado para seu caso.
Fiz bariatrica a 10 anos e agora voltei a ganhar peso, tem me ajudar?
Olá, Ideal é agendar uma consulta para avaliação do procedimento mais indicado para seu caso.