Pesquisar no Blog
Tratamentos

SBCBM explica a Cirurgia Bariátrica em 4 tópicos. Confira:

A Cirurgia Bariátrica, procedimento cirúrgico de tratamento da obesidade, vem sendo cada vez mais realizada no Brasil. Um reflexo do aumento da obesidade no país.

Estudo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica ( SBCBM) mostra que o número de cirurgias bariátricas realizadas entre os anos de 2012 e 2017 aumentou 46,7%.. A mais recente pesquisa  realizada pela SBCBM aponta que foram realizadas 105.642 mil cirurgias no ano de 2017 no país.

Para saber mais sobre a Cirurgia Bariátrica. a SBCBM preparou uma explicação em 4 tópicos. Confira:

1. O QUE É A CIRURGIA BARIÁTRICA?

A cirurgia bariátrica compreende diversos tipos de procedimentos operatórios, com base da redução do estomago e, consequentemente, na sua capacidade de ingestão e armazenamento de alimentos, que levam o indivíduo a emagrecer de forma rápida e em grande volume.

2 – QUAIS OS TIPOS DE CIRURGIA BARIÁTRICA?

São dois os tipos mais conhecidos.
– RESTRITIVAS: diminuem o tamanho da capacidade do estômago, pela retirada de parte do órgão ou por colocação de próteses. Exemplo: Gastroplastia Vertical ou “Sleeve Gástrico”.
– MISTAS: Mistura de procedimento de redução do tamanho do estômago e de desvio do trânsito intestinal, ocasionando a redução da ingestão e a diminuição da absorção dos alimentos.

3 – A CIRURGIA BARIÁTRICA OFERECE RISCOS?
Assim como qualquer procedimento operatório, a cirurgia bariátrica oferece riscos. No entanto, os índices de complicações são de 1 a 2%.
Essas complicações estão mais associadas à presença de doenças associadas, como diabetes, hipertensão, apneia do sono, entre outras, que devem ser equilibradas antes do procedimento.

4 – A CIRURGIA BARIÁTRICA CURA A OBESIDADE?
A obesidade é uma doença crônica, com origem em diversos fatores, os quais precisam ser trabalhados de forma integrada para garantir resultados eficazes no decorrer da vida do paciente. Por este motivo, é fundamental uma investigação profunda do indivíduo antes do procedimento, ponderando as mudanças associadas à cirurgia e a capacidade do paciente de aderir a elas no pós-cirúrgico.
É importante lembrar, que A OBESIDADE NÃO TERMINA NA MESA DE CIRURGIA. O procedimento cirúrgico é apenas uma parte do tratamento. O que vai resultar na manutenção da perda de peso é o comprometimento do paciente.

Para saber mais, acesse: https://www.sbcbm.org.br/a-cirurgia-bariatrica/

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *