Pesquisar no Blog
Dicas

Pirâmide alimentar para pacientes pós cirurgia bariátrica

Para o sucesso do tratamento cirúrgico da obesidade, que tem como objetivo a perda de peso adequada e manutenção da saúde, é importante que o paciente tenha um acompanhamento nutricional e além disso, siga as recomendações da pirâmide alimentar adaptada para população bariátrica.
Essa ferramenta é utilizada para auxiliar o profissional e os pacientes na escolha de alimentos e de suas porções. Confira:

Na base da pirâmide foram incluídos os suplementos alimentares, vitaminas, minerais e suplemento de proteína, uma vez que esse último é o nutriente de maior importância após a cirurgia. Mas em breve faremos um post sobre esse assunto “Proteína e cirurgia bariátrica”.

Notem também que existe a recomendação de muita hidratação: água, 8 copos ao dia e a prática regular de exercício físico.

Logo acima se encontra a recomendação do consumo dos alimentos fonte de proteínas, consumo de 4-6 porções diárias:carnes magras,peixe, frango sem pele e carne vermelha de baixo teor de gordura, o equivalente a 60 gr. queijo ( 50gr queijo duro e 80 gr queijos de pasta mole), 140ml de leite baixo teor de gordura ,115ml de iogurte, lentilhas, ervilhas, feijão normal ou preto e soja equivalente a 80 gr e um ovo grande.

Na sequência, temos as recomendações para o consumo de vegetais (legumes, verduras) e frutas : 2 -3 porções/dia (de cada grupo). E vamos combinar de comer a fruta e não beber o suco, OK? Com isso, temos inúmeros benefícios como mastigação, saciedade e maior ingestão de fibra alimentar.

E em contrapartida, os alimentos fonte de carboidrato: pães, massas, arroz, cereais matinais, se encontram mais acima da pirâmide e recomenda-se o consumo de somente 2 porções por dia? Porque este grupo é fonte primária de energia e o paciente após a cirurgia bariátrica tem uma quantidade de energia armazenada bastante elevada. E qual a nossa prioridade? Perda de massa de gordura e não de massa muscular. Por esse motivo a recomendação da prática da atividade física e consumo elevado de proteína estão na base da pirâmide!!!!! Isso irá proporcionar a “Perda de peso saudável” !!!

E no topo da pirâmide, demonstrando a necessidade de baixo consumo estão: alimentos gordurosos, refrigerantes, álcool e guloseimas açucaradas.

Portanto, esta pirâmide vai guiá-lo para evitar deficiências nutricionais e otimizar uma perda de peso saudável! Seu nutricionista poderá lhe orientar e sanar todas suas dúvidas durante o acompanhamento pós-operatório.

Célia Beleli- Nutricionista do GCBV- Mestre em Ciências pela FCM-Unicamp

Sem Comentários

Deixe uma resposta