Pesquisar no Blog
Obesidade Tratamentos

Precisando emagrecer para realizar uma cirurgia?

A obesidade cresce a cada dia e pode ser considerada um dos grandes problemas de saúde pública. Estudos mostram que 18,9% da população brasileira é obesa e o sobrepeso já ultrapassa a maioria, chegando a atingir 54% dos brasileiros.

Além das dificuldades que o excesso de peso geram no dia a dia, a obesidade também favorece o risco de doenças associadas, como hipertensão, diabetes, apneia do sono, problemas articulares, entre outros.

A obesidade também interfere em outra questão, na qual os pacientes tomam conhecimento geralmente quando a enfrentam: a necessidade de emagrecer antes da realização de certos tipos de cirurgias.

O excesso de peso pode interferir no sucesso de cirurgias ortopédicas, plásticas e, inclusive, bariátricas. Dessa forma, visando a segurança do pacientes, muitos cirurgiões recomendam que o paciente emagreça até apresentar condições de serem submetidos à cirurgia indicada.

Para isso, existem procedimentos utilizados para o tratamento da obesidade exatamente com essa indicação: o emagrecimento pré-cirúrgico. A indicação é realizada pelo médico, de acordo com cada caso.

A primeira tentativa é o tratamento clínico, com orientação de dieta específica e atividade física. O tratamento clínico também pode considerar, caso seja necessário, o uso de medicamentos, sempre com mudanças no estilo de vida do paciente. Quando o paciente não consegue bons resultados com o tratamento clínico, ele pode contar com outra opção de tratamento, o Balão Intragástrico.

O Balão intragástrico  pode ser considerado no tratamento da Obesidade em casos de pacientes que se beneficiaram com um emagrecimento pré-cirúrgico, diminuindo os riscos cirúrgicos e facilitando sua recuperação.

O balão é um recurso utilizado para obter um pré-emagrecimento em torno de 10 a 20 % do peso inicial do paciente, o que aumenta a segurança e sucesso da cirurgia.

Ele consiste na introdução de um balão inflável de silicone dentro do estômago por endoscopia. O objetivo é provocar uma saciedade maior, reduzindo a ingestão de alimentos. Ele pode ser retirado após 6 ou 12 meses, dependendo do método escolhido.

Caso necessite realizar um emagrecimento pré-cirúrgico, procure um médico especializado em tratamento de obesidade, ele poderá indicar o tratamento mais indicado para seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *