Pacientes do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos contam agora com mais um profissional na equipe para contribuir para o sucesso de seu tratamento: Dr Vinícius Novaes, dermatologista, tricologista – dermatologista que trabalha com a queda de cabelo e atua ajudando o cabelo nascer novamente ou evitando ter a queda.
Segundo ele, 66% das pessoas que realizam cirurgia bariátrica ou passam por uma dieta muito restritiva, que perde peso rapidamente pode ter queda de cabelo. É um efeito colateral do processo de emagrecimento rápido, em que o organismo entende que precisa guardar energia para os órgãos vitais.
Uma parte dos pacientes conseguem recuperar com o tratamento nutricional, outros, desenvolvem um gatilho para uma doença chamada alopecia androgenética, que está ligada ao gene e é a causa da calvície. O paciente, que já teria no futuro, predisposição genética à queda de cabelo, e a perda de peso apenas antecipou esse fato. Para prevenir e tratar a queda, existem atualmente, além do tratamento nutricional, vários pilares de tratamentos dermatológicos, específicos para a queda de cabelo.
Prevenção e tratamento
A prevenção da queda pode ser realizada com uma avaliação do dermatologista especializado antes da cirurgia, onde será possível detectar se o paciente terá predisposição genética à queda e já iniciar um tratamento preventivo antes mesmo da cirurgia.
Caso o paciente perceba a queda após a cirurgia, é recomendado que ele procure um especialista até 3 meses no máximo após o início da queda, evitando o fechamento dos folículos, o que dificulta o tratamento clínico da queda, sendo em alguns casos depois, resolvidos apenas com cirurgia, o implante.
A queda capilar androgenética (calvície genética) pode ter solução ou controle, se diagnosticada precocemente. Quando o médico especialista em cabelo avaliar os folículos (“buraquinhos” onde nascem os fios) e estes estiverem abertos, é possível estimulá-los através de procedimentos médicos. Com isso, os procedimentos cessam a queda e estimulam o nascimento de novos fios, de forma natural e sem implantes cirúrgicos.
Os pacientes do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos podem realizar uma avaliação gratuita com o especialista. Para saber mais informações ou agendar a avaliação, basta entrar em contato pelo telefone 19 38691222.
Deixe um comentário