Aconteceu de 04 a 07 de outubro, na cidade de Florianópolis, o XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Membros da equipe da Clínica Concon / GCBV estiveram presentes como congressistas e palestrantes convidados, junto a profissionais de grande experiência e renome nacional e internacional. Participaram do evento, profissionais envolvidos no tratamento da obesidade cirúrgico como: cirurgiões bariátricos, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, educadores físicos, fonoaudiólogos, psiquiatras, fisioterapeutas..
O ponto alto de todas as especialidades foi a discussão da Recidiva da Obesidade, envolvendo aspectos cirúrgicos, nutricionais, psicológicos, clínicos. A discussão girou acerca das causas dessa recidiva e como devemos conduzir. Envolvidos nessa temática, foram abordados os vários hormônios intestinais responsáveis pelo processo de saciedade, perda de peso e melhora das doenças como o diabetes, síndrome metabólica e inflamação. Aliado a esse tema outro ponto bastante discutido foi o da microbiota intestinal, ou seja, a melhora que ocorre dessa flora após as cirurgias da obesidade e como essa nova flora influencia na melhora e manutenção da perda de peso.
A psicologia também teve uma participação significativa nesse congresso abordando tema como recidiva da obesidade; transtornos do uso do álcool que é um tema de grande preocupação de todos que trabalham na área. ; e aspectos que envolvem a compulsão alimentar. A importância da participação e formação de uma equipe multidisciplinar atualizada na área também teve seu destaque. A psicóloga da equipe GCBV , Dra Mariângela Leme de Almeida esteve entre os palestrantes , contribuindo com as atualizações da avaliação psicológica do paciente candidato à cirurgia, estabelecendo a relevância de um consenso entre os psicólogos que trabalham na área com a criação de um Protocolo de Avaliação Psicológica .
A especialidade clínica Endocrinologia marcou presença com excelentes abordagens sobre: Genética e Epigenética da obesidade além da diferença dos tipos de gordura (branca e marrom) e como essa mudança ao longo do processo de emagrecimento após a cirurgia bariátrica pode auxiliar o paciente. Com relação à Nutrição, a Suplementação Nutricional após as cirurgias trouxe as novas recomendações, e enfatizou a necessidade da mesma em todas as técnicas cirúrgicas. E claro a abordagem multidisciplinar e a necessidade desse acompanhamento pelo paciente é sempre um ponto muito importante nas discussões e novas abordagens foram propostas para a adesão do paciente no acompanhamento multidisciplinar.
Confira outros momentos na galeria de imagens:
Equipe Clínica Concon / GCBV no VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
Por: Célia Beleli- Nutricionista Mestre pela FCM- UNICAMP e Nutricionista do GCBV.,
Deixe um comentário