Pesquisar no Blog
Campanhas

04 de março – Novo dia Mundial da Obesidade

A partir de 2020, o Dia Mundial da Obesidade será realizado em 04 de março e não mais em 11 de outubro como era anteriormente, visando unificar todas as datas e campanhas realizadas em diversos países, em um esforço único para reduzir essa doença. .

A obesidade é agora uma crise global que afeta 650 milhões de pessoas em todo o mundo, mas ainda pouco conhecida sobre seus riscos, diagnóstico, e tratamentos.

A campanha 2020 alerta sobre as raízes da obesidade , apresentados em 9 pilares:

  • Eventos da vida – Eventos que ocorrem ao longo da vida de alguém podem ser motivadores do ganho de peso. A infância e a vida pré-natal são períodos críticos em que fatores nutricionais podem predispor à obesidade na idade adulta.
  • Riscos genéticos – Nossos genes representam algo entre 40-70% da probabilidade de ter obesidade.
  • Saúde mental – Os sintomas de alguns distúrbios da saúde mental e seus medicamentos associados podem levar ao ganho de peso
  • Alimentação – O consumo exagerado de alimentos processados,  está contribuindo para o rápido aumento da obesidade.
  • Biologia – O corpo humano possui mecanismos embutidos para se proteger da fome – isso pode dificultar a manutenção da perda de peso.. Quando tentamos perder peso e evitá-lo, estamos em um “conflito” com o sistema regulador do nosso corpo. Estratégias comprovadas para combater a recuperação do peso estão em adotar comportamentos que ajudem a superar a biologia. Isso inclui monitorar o peso, fazer refeições regulares e saudáveis e praticar atividades físicas diárias.
  • Sono – A falta de sono perturba hormônios que podem afetar seu peso – assim como altos níveis de estresse.
  • Estigma – A discriminação de peso e o estigma podem ter consequências significativas em alguém com obesidade.
  • Marketing -Existe uma relação complexa entre oa alimentação, saúde e a comercialização de alimentos com uma ligação conhecida à obesidade.. Estudos mostram que o marketing influencia as escolhas de consumo e está associado a uma dieta de baixa qualidade. Isso inclui o consumo de alimentos ultraprocessados ​​que sabemos causar obesidade.
  • Acesso a Cuidados de Saúde: Quando se trata do tratamento complexo da obesidade, devemos nos concentrar na conscientização da doença, na disponibilidade de clínicos especializados, no diagnóstico precoce e no acesso a cuidados especializados em todas as etapas da vida, desde pacientes pediátricos até adultos idosos. O acesso a longo prazo aos cuidados especializados em medicina da obesidade é essencial para o sucesso no tratamento da obesidade.

Dessa forma, o dia 04 de março passa a ser uma nova data para lembrarmos da importância de cuidar da saúde e prevenir a obesidade, todos os dias. Conte conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *