Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica

Alteração da Composição Corporal após a Cirurgia Bariátrica

Após uma grande perda de peso, ocorre uma redução de Massa Gorda corporal, mas também de Massa Magra (músculos e ossos). Sabemos que a massa magra é composta por tecidos que gastam mais energia no nosso organismo, ou seja, são componentes metabolicamente ativos, mesmo nosso organismo estando em repouso, esses tecidos gastam mais energia. Isso é uma grande vantagem, e em contrapartida, um organismo com muita perda de massa magra e manutenção de massa gorda, tem menor gasto de energia em repouso.  Como se não bastasse esse ponto importante, massa magra tem relação com força muscular: com uma grande perda de massa magra, ocorre redução da força, o que pode comprometer outras funções no nosso organismo.

Por aqui, já podemos perceber como é importante perder pouca massa magra e depois tentar aumentá-la após a cirurgia bariátrica, ou seja, após uma grande perda de peso.

Quais são os pontos importantes para o paciente ficar atento?

✓ A prática de atividade física é fundamental, necessária e promove diversos benefícios após a cirurgia bariátrica.

✓ Estudos demonstram que treinos de musculação são mais eficazes na melhora da composição corporal incluindo indivíduos com obesidade e após a cirurgia.

✓ Vale ressaltar aqui que somente o treino não é suficiente para o aumento da Massa Magra. É fundamental que haja uma oferta de proteína suficiente (da alimentação e suplementação) para o organismo. Essa oferta proteica tem a finalidade de contribuir na recuperação e aumento da massa magra.  Acrescento aqui, que esse cálculo é realizado pelo nutricionista da sua equipe, levando em consideração seu peso atual e peso ajustado.

✓ Durante o primeiro ano de pós operatório, é muito difícil esse aumento da massa magra, mas é possível minimizar perdas e promover a manutenção da mesma. E isso já e considerado um ganho para o paciente após a cirurgia.

✓ Não menos importante, a suplementação proteica é fundamental nesse processo. Destacamos aqui a Proteína do Soro do Leite (Whey Protein). Essa é uma estratégia prática, acessível, para contribuir com o aumento na oferta proteica diária.

E fica a dica: Para analisar a sua Composição Corporal: quantidade de gordura  e Massa Magra ao longo do processo de perda de peso, acompanhe com o nutricionista da sua equipe, para realizar o Exame da Bioimpedância.

Por  Célia Beleli – nutricionista da equipe Clínica Concon / GCBV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *