Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica

Cirurgia bariátrica pode ser feita a partir dos 16 anos; há exceções para pacientes mais novos

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/2019) apontam que, atualmente, 28% dos adolescentes do Brasil têm excesso de peso e 9,7% têm obesidade. São números preocupantes que demonstram o quanto a obesidade é um problema de saúde pública. Nessa faixa etária, além de todos os problemas físicos causados por ela, o impacto emocional também é muito grande. É comum receber adolescentes obesos no consultório que estão com a vida social totalmente limitada por causa do peso.

Diante dessa realidade, há uma busca cada vez maior por tratamentos de obesidade, e a cirurgia bariátrica está entre eles. Mas um adolescente pode ser submetido a este procedimento? Não só pode, como deve. Mas desde que ele se enquadre em todos os critérios para cirurgia bariátrica.

De forma geral, qualquer paciente, para fazer a cirurgia bariátrica, precisa se enquadrar em critérios internacionais. O primeiro deles é o IMC (Índice de Massa Corpórea), que deve ser acima de 40 kg/m² ou entre 35 kg/m² e 39,9 kg/m², associado a comorbidades, que são doenças causadas pela obesidade, como diabetes e hipertensão. Também é necessário comprovar que realizou, por pelo menos dois anos, tratamentos clínicos para a obesidade, sem resultados satisfatórios. Não há restrição de idade para pacientes que tenham entre 18 e 65 anos. Pacientes com mais de 65 anos podem fazer, mas é preciso ser um pouco mais criterioso na indicação e avaliar os prós e contras, além de considerar a opinião de toda a equipe multidisciplinar.

Já no caso dos adolescentes, com idade entre 16 e 18 anos, é possível realizar a cirurgia bariátrica quando, além de o paciente se enquadrar nos critérios acima, também há um consenso entre família, paciente e equipe multidisciplinar. A rigidez é um pouco maior quando o paciente tem menos de 16 anos. Como ele ainda está em desenvolvimento, é necessário olhar com mais cuidado e, normalmente, a cirurgia só é aprovada quando ele possui alguma síndrome genética. É recomendado que os riscos sejam avaliados por dois cirurgiões bariátricos e por toda a equipe multidisciplinar. Também é fundamental que a família esteja de acordo e se comprometa a acompanhar o paciente durante a recuperação.

O papel e o apoio da família são fundamentais para que o adolescente se adapte à nova vida. Como os pacientes bariátricos de outras idades, o adolescente também deverá fazer acompanhamento com a equipe multidisciplinar e repor vitaminas que sejam necessárias. Mas a tendência é que ele ganhe muito mais qualidade de vida. E também uma expectativa de vida maior.

O adolescente submetido à cirurgia bariátrica pode ter uma vida completamente normal, sem os problemas causados pela obesidade. No caso das mulheres, não há restrição para gravidez na fase adulta. Muito pelo contrário. Normalmente, é muito mais difícil a gravidez em uma mulher obesa.

Se você é ou tem um adolescente obeso em casa e possui dúvidas sobre a cirurgia bariátrica, participe da reunião on-line com a nossa equipe no dia 1º de setembro, às 19h30. Ela é transmitida pelo canal da Clínica Concon no Youtube. É uma grande oportunidade para conhecer melhor o procedimento e esclarecer suas dúvidas.

Artigo por Dr. Admar Concon Filho 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *