Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica

Live com nutricionistas aborda a perda e o reganho de peso após a cirurgia bariátrica

Pacientes que já fizeram a cirurgia ou que tenham intenção de fazer podem acompanhar o encontro on-line nesta quarta-feira, às 19h30, pelo YouTube

“Como evitar o reganho de peso após a cirurgia bariátrica?” é tema de uma live das nutricionistas Célia Beleli e Marcela Gallo, ambas da Clínica Concon e do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos. A recidiva da obesidade após a cirurgia bariátrica atinge de 20% a 30% dos pacientes operados. Na maioria dos casos, o reganho está ligado ao sedentarismo e a uma dieta muito calórica. O acesso à live é gratuito e aberto a toda a população. Ela acontece no dia 16 de fevereiro, às 19h30, no canal da Clínica Concon no Youtube.

De acordo com Célia, o fantasma do reganho de peso é muito presente em quem faz a cirurgia bariátrica, já que a recidiva pode acontecer e é multifatorial, ou seja, pode ter causas nutricionais, psicológicas e comportamentais. Raramente é um problema na cirurgia, que teria a necessidade de uma cirurgia revisional.

A nutricionista antecipa que a live irá abordar como ocorre a perda de peso após a cirurgia bariátrica, qual a meta, quanto tempo dura a perda de peso e como otimizar a perda de peso. “Também vamos falar como a alimentação do paciente pode ajudar no processo e dar várias dicas. Outro ponto importante, que vamos abordar, é como o paciente deve lidar com a alimentação após a cirurgia sem encarar o processo como dieta”, comenta Célia.

Quem assistir à live poderá tirar dúvidas ao vivo com as nutricionistas. “É importante que o paciente que faz bariátrica ou que pretende fazer entenda esse processo nutricional. A cirurgia bariátrica não é um milagre. Ela é um tratamento muito importante para a obesidade, mas o paciente precisa se comprometer com o processo a longo prazo”, explica.

No final da live, as nutricionistas farão uma dinâmica com um chocolate, então, quem for assistir já deve deixar um pedacinho da guloseima separado.

O paciente é considerado com recidiva da obesidade quando recupera 50% do peso perdido ou quando recupera 20% do peso perdido, mas também apresenta recidiva de comorbidades, ou seja, de doenças associadas à obesidade. Normalmente, o paciente que apresenta a recidiva e aquele que parou de fazer acompanhamento com a equipe multidisciplinar.

Na maioria dos casos, ao retomar o acompanhamento com a equipe (nutricionista, psicóloga, endocrinologista e fonoaudióloga), o paciente volta a perder peso. Portanto, as nutricionistas abordarão  aspectos importantes e práticos para otimizar o resultado da cirurgia.

Participe AO VIVO:

16/02 – 19h30 
Canal do You Tube Clínica Concon: Clique AQUI para acessar a live

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *