Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica

Nutrição no Congresso Brasileiro SBCBM 2023 – por Célia Beleli

O XXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica aconteceu de 25 a 27 de outubro, de 2023, no Rio de Janeiro.

Venho aqui falar um pouco do que presenciei como palestrante e ouvinte.

Esse ano, tivemos uma inovação no formato das mesas com os temas apresentados.

A interdisciplinaridade fez toda a diferença, nos permitiu explorar um tópico a partir de várias perspectivas, isso com certeza enriqueceu a qualidade das apresentações e discussões. Isso veio reforçar a importância e necessidade do trabalho em equipe, principalmente no contexto da doença obesidade, cuja etiologia é multifatorial e sua prevalência continua aumentando ao longo dos anos. E na cirurgia bariátrica, metabólica, esse acompanhamento pré e pós operatório interdisciplinar, tem se tornado cada vez mais reconhecido e imprescindível.

É muito gratificante quando podemos ouvir a abordagem de outra especialidade para um mesmo tema, beneficiando a todos e ampliando nosso conhecimento para oferecer o melhor tratamento às pessoas com a doença obesidade.

Alguns temas bastante relevantes que foram abordados na interdisciplinaridade incluíram.

· Cirurgia Bariátrica no adolescente , gestante e idoso – Com contribuições de cirurgião bariátrico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico.
· Discussão sobre as técnica cirúrgica OAGB – Bypass de anastomose única, Interposição Ileal, e implicações na suplementação vitamínica e mineral, entre outros.
· Uso da Inteligência Artificial no acompanhamento pós operatório.
· Atendimento virtual , incluindo Teleconsulta , com protocolos específicos a serem aplicados com para esse tipo de atendimento, assim como o cadastro no e-Nutricionista.
· Discussão sobre a cirurgia metabólica, incluindo indicações, resposta do paciente para diferentes tipos de Diabetes Mellitus, tempo de utilização de insulina e abordagem nutricional no paciente metabólico.
· Assistência Nutricional do Pré operatório ao pós operatório tardio.
· Papel da microbiota intestinal no emagrecimento e manutenção do peso perdido.
· Esteatose hepática – com abordagem de cirurgião e nutricionista. E com a utilização da nova nomenclatura : “Doença hepática com disfunção metabólica”;
· Suplementação vitamínica e mineral por infusão, como uma nova realidade e opção.

E tivemos muitos outros tópicos interessantes. Esses são apenas alguns exemplos.

A volta de um Congresso é sempre desafiadora, e volto com várias ideias, incluindo mudanças em alguns protocolos e nova bagagem para compartilhar!

Em resumo, é uma oportunidade única para interagir com grandes especialistas da área. O intercâmbio de ideias e a colaboração de todos, inclusive dos patrocinadores são fundamentais para que continuemos avançando no aprendizado mútuo, e com certeza quem sai ganhando é o nosso paciente.

Até o próximo!!

Célia Beleli
nutricionista Equipe Clínica Concon / GCBV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *