Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica

Você conhece alguém que fará bariátrica? Então precisa saber disso

Já recebi milhares de pacientes em meu consultório ao longo desses anos todos. Uma reclamação muito comum é a falta de apoio de amigos e familiares para fazer a cirurgia bariátrica. O problema é a desinformação sobre este procedimento, que ajuda a salvar vidas, a melhorar a qualidade de vida e a aumentar a expectativa de vida. Portanto, se você conhece algum amigo ou familiar que precisa passar por este procedimento, demonstre apoio. A melhor coisa a fazer é orientar para que ele procure uma equipe séria, se informe e se comprometa com o tratamento. E apoiar.

Você pode até achar que essa pessoa é obesa por falta de vontade, achar que se ela se esforçar um pouco mais, vai conseguir emagrecer, mas o fato é que a obesidade é uma doença, mesmo quando não há alterações em outros exames.

É bem provável que essa pessoa já tenha tentado emagrecer de muitas outras formas. Via de regra, quando um paciente decide fazer a cirurgia bariátrica, já tentou reeducação alimentar, mudou a alimentação, fez atividade física, tomou remédio e até se arriscou em dietas da moda. Tudo em vão. Algumas vezes, chegou a perder peso, mas recuperou tudo novamente, ou até mais.

Você precisa entender que a obesidade tira muita coisa de uma pessoa: a mobilidade, a vontade de se arrumar, a disposição para atividades do dia a dia. Tira até a independência, em situações corriqueiras, como amarrar um sapato ou fazer a higiene pessoal.

É comum essa pessoa se excluir socialmente porque não tem roupa para vestir ou porque não quer ser vista pelos amigos e familiares, com medo de comentários sobre seu peso. A pessoa obesa, que é mãe ou pai, também relata com frequência que deixa de aproveitar a infância dos filhos, já que não consegue brincar ou frequentar alguns tipos de lugares. E convive com a culpa por causa disso.

Ser obeso não é fácil! Não falo apenas da parte estética. Em algum momento, a obesidade desencadeia doenças sérias e, se não tomarmos cuidado, rouba preciosos anos de vida da pessoa.

Por isso, antes de criticar alguém que quer fazer a cirurgia bariátrica, informe-se! Tente entender sua história, se colocar no seu lugar, saber mais sobre a cirurgia, por fontes confiáveis. Pratique a empatia. Não fale que a pessoa vai ficar careca ou que o primo do amigo do seu cunhado perdeu todos os dentes. Não diga que a pessoa ficará envelhecida ou que vai engordar tudo outra vez.

Se quiser ajudar de verdade, converse com pacientes que operaram, veja como foi a experiência deles. Participe de grupos sobre o tema, pesquise informações verdadeiras. A cirurgia bariátrica é um procedimento seguro, que evoluiu muito nos últimos anos, tanto em relação às técnicas quanto aos equipamentos utilizados.

Eu costumo dizer que não é milagre, mas se o paciente se comprometer com uma mudança de vida, terá grandes benefícios com ela. Se você conhece alguém que vá operar e quiser entender melhor sobre o assunto, acompanhe as reuniões virtuais com a nossa equipe. A próxima será no dia 6 de outubro, às 19h30, no canal do Youtube da Clínica Concon. Além das apresentações, também temos um momento para esclarecimento de dúvidas.

Artigo por Dr. Admar Concon Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *