Pesquisar no Blog
Dicas

Comida, bebida e álcool: cuidados que você deve ter para não estragar seu carnaval

O Carnaval é uma época aguardada por muitos, marcada por música, dança e alegria. Entretanto, para garantir que a festa seja aproveitada ao máximo, é essencial não deixar de lado os cuidados com a saúde. Como gastrocirurgião, vou falar um pouquinho sobre alimentação e bebida durante a folia. Em nossa prática diária no consultório, observamos que a combinação de hábitos alimentares inadequados e a falta de atenção aos cuidados digestivos podem resultar em desconfortos desnecessários. Por isso, quero compartilhar algumas recomendações para garantir uma folia saudável.

Iniciar a discussão sobre esses cuidados no Carnaval sem abordar a hidratação seria negligenciar um dos aspectos mais cruciais. O calor associado às festividades, aliado à dança e, muitas vezes, ao consumo de álcool, pode levar à desidratação. Manter-se hidratado é fundamental para o adequado funcionamento do sistema digestivo. Recomendo o consumo regular de água ao longo do dia, além da opção de bebidas isotônicas para repor eletrólitos e energia.

Em relação à alimentação, as opções costumam ser vastas e tentadoras nessa época, mas fazer escolhas conscientes pode ser a chave para evitar desconfortos gastrointestinais. Opte por alimentos leves, ricos em fibras e nutrientes. Evite o consumo excessivo de frituras, alimentos gordurosos e condimentos pesados, que podem sobrecarregar o sistema digestivo. Uma alimentação equilibrada fornecerá a energia necessária para sustentar a maratona carnavalesca. Ah! Evite comer em locais onde você não sabe a procedência do alimento.

Agora vamos falar sobre uma presença muito comum neste tipo de festa, o álcool. Lembre-se! Seu consumo deve ser feito com moderação. O excesso de álcool pode levar a problemas gastrointestinais, ressacas e muitos outros prejuízos que vão além da parte gastrointestinal, como acidentes, envolvimento em brigas e, consequentemente, traumas de diversas naturezas. Recomendo que intercale o consumo de bebidas alcoólicas com água para ajudar na hidratação e reduzir os efeitos adversos no organismo.

Caso surjam desconfortos gastrointestinais persistentes, não hesite em procurar ajuda médica. Dor abdominal intensa, sangramento gastrointestinal ou vômitos persistentes são sinais que merecem atenção imediata. Ignorar tais sintomas pode agravar problemas de saúde, e a intervenção médica é essencial para garantir um diagnóstico e tratamento adequados.

Para finalizar, não se esqueça: a alegria do Carnaval pode ser potencializada ao adotarmos medidas simples de cuidado com a saúde.

Artigo por Dr. Admar Concon Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *