Hoje, no dia da família, aproveitamos a oportunidade para valorizar e mostrar a importância do apoio dos familiares aos pacientes bariátricos.
Sabemos que os familiares muitas vezes reconhecem a importância de seu apoio durante o pré ao pós operatório, sabem que sua presença e incentivo é necessário e fundamental para o sucesso da cirurgia, mas muitas vezes não conhecem como podem contribuir com o paciente. Aqui seguem portanto algumas dicas que podem ser úteis:
- Desde o início, procure acompanhar o paciente nas consultas e reuniões pré-bariátricas. Conhecendo mais sobre a cirurgia, sanando dúvidas, o familiar sentirá mais confiança e segurança durante os cuidados com o paciente.
- Durante a fase de internação, incentivar para que o paciente siga rigorosamente as orientações dos profissionais da equipe – cirurgião, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta,
- Atenção para os horários de caminhada, alimentação ( quantidades a cada horário) e exercícios respiratórios. Se preferir, a dica é usar um caderno ou bloco para anotações.
- Ainda durante a fase de internação, mostrar-se disposto a auxiliar nos cuidados de locomoção e higiene que o paciente solicitar ou necessitar.
- No pós-operatório inicial,o paciente pode não sentir fome nem vontade de se alimentar, o familiar deve incentivá-lo, mostrando que é importante para manter-se nutrido.
- Caminhar é fundamental. Após a alta hospitalar, o paciente deve continuar caminhando todos os dias de acordo com as oreintações recebidas. Acompanhá-lo pode ser uma boa oportunidade para praticarem uma atividade juntos.
Os familiares podem aproveitar a oportunidade da cirurgia para uma reestruturação alimentar e introdução de novos hábitos para toda a família. Inserir uma rotina de atividade física, caso ainda não tenha. Com o exemplo e apoio, a adaptação torna-se mais fácil.
Essas são apenas algumas dicas. Gostaríamos de conhecer as suas. Compartilhe com seus colegas..
Deixe um comentário