Pesquisar no Blog
Tratamentos

Obesidade – para cada caso, um tratamento

Os índices de Obesidade tem crescido a cada dia. Felizmente, os avanços em pesquisa e tratamentos para os pacientes também.

De acordo com a última pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, a obesidade aumentou 60% na última década entre os brasileiros.. Ela deve ser reconhecida como uma doença grave e ser tratada logo que diagnosticada, pois pode levar o paciente a apresentar doenças associadas – como hipertensão, diabetes, apnéia do sono, entre outras.

É importante salientar que cada caso é um caso. Após detalhado estudo do histórico do paciente,  o tratamento mais efetivo é indicado. Mas independente do tipo de tratamento recomendado para o emagrecimento,  fatores como hábitos do paciente, alimentação e atividade física são identificados e devem ser considerados relevantes para o sucesso do tratamento, quer seja ele clínico ou cirúrgico

O Tratamento Clínico é a primeira recomendação na maioria dos casos. Com o acompanhamento do  Endocrinologista, Nutricionista, Psicólogo e Educador Físico,os pacientes são orientados a inserir em seu dia a dia, uma alimentaçào equilibrada e atividades físicas regulares.

Já  o Tratamento Cirúrgico deve ser considerado nos casos em que o paciente permanece com IMC superior a 40  após 2 anos de tratamento clínico ( dietas, medicamentos, atividade física) sem sucesso. Quando o paciente possui IMC acima de 35 com presença de doenças associadas, a cirurgia também pode ser indicada.

Lembrando que a realização da Cirurgia Bariátrica dependerá da aprovação dos profissionais da equipe multidisciplinar que  acompanharam o paciente durante o período pré-operatório, afirmando que o mesmo encontra-se em condições físicas e emocionais para superar os desafios que possam surgir no período pós-operatório.

O Balão Intragástrico pode também ser considerado no tratamento da Obesidade em casos de pacientes super-obesos ( IMC maior que 50), que se beneficiariam com um emagrecimento antes da Cirurgia Bariátrica, diminuindo os riscos cirúrgicos e facilitando sua recuperação , ou ainda em pacientes com IMC menor que 35, que não possui indicação cirúrgica e já tentaram o tratamento clínico diversas vezes, sem sucesso. O Balão pode ser indicado ainda para pacientes que possuem indicação cirúrgica, mas por motivos pessoais recusam-se a fazê-la, podendo o balão ser um excelente teste para adaptação às restrições alimentares impostas pelo tratamento.

Também como procedimento endoscópico para o tratamento da Obesidade, em breve estará disponível no país a Gastroplastia Endoscópica , que pode ser realizada por pacientes indicados para realização da cirurgia bariátrica pela técnica Sleeve e que prefiram realizar o procedimento via endoscopia. (Sleeve endoscópico). A previsão do início da realização do procedimento no Brasil é julho/ 2017. Nossa equipe é uma das 16 capacitadas para a realização da Gastroplastia Endoscópica no país.

Em todos os tipos de tratamento, o acompanhamento e apoio de uma equipe multidisciplinar é fundamental, pois em todos os casos, será necessária uma mudança de hábitos e estilo de vida, e os profissionais da equipe – psicólogo, nutricionista e médicos poderão contribuir com orientações valiosas para o sucesso do tratamento, cujo objetivo é, sem dúvida, o aumento da qualidade e quantidade de vida dos pacientes.

Em nosso próximo post sobre esse assunto, trataremos especificamente sobre a Cirurgia Bariátrica. Até lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *