Pesquisar no Blog
Nutrição Saúde

Alerta – Os perigos do açúcar para a saúde

Estudo divulgado em julho de 2019 na revista científica British Medical Journal afirma que o consumo de bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos adoçados artificialmente está associado a um risco maior de desenvolvimento de certos tipos de câncer, como o de mama, próstata e intestino.

Esse é um dado que há tempos deixa pesquisadores e profissionais da área da saúde em alerta, já que , além do fator de risco para o câncer, o açúcar também está entre os itens que mais contribuem para o aumento da obesidade no país e na verdade não é somente o açúcar que é adicionado aos alimentos, esse risco também inclui os alimentos industrializados, que contém alto teor de açúcar presente em sua composição, além de sal , aditivos e conservantes.

O estudo, realizado com mais de 100 mil adultos, mostra que quem ingere apenas 100 ml de bebidas açucaradas por dia tem um risco 18% maior de ter câncer, além dos problemas de saúde em adultos e crianças, associados ao aumento da obesidade, especialmente a hipertensão arterial e o diabetes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o quarto maior consumidor de açúcar no mundo (12 milhões de toneladas/ano), atrás apenas da Índia, da União Europeia e da China. Ainda segundo a OMS, os brasileiros consomem 50% a mais de açúcar do que o recomendado. Isso significa que, por dia, cada brasileiro, consome, em média, 18 colheres de chá do produto (o que corresponde a 80g de açúcar/dia), quando o recomendado pela OMS seria até 12 colheres

Ações 

Diversas entidades de defesa do consumidor , associações do setor alimentício e o próprio governo estão, juntos, encontrando soluções para alertar a população sobre os riscos do alto consumo de açúcar e alimentos industrializados ( ultraprocessados) , como a regulamentação da publicidade infantil  e a introdução de alertas nos rótulos de alimentos, indicando alto teor de açúcar, sódio ou gordura na parte frontal da embalagem, o que, para os pesquisadores e entidades de defesa do consumidor seria o primeiro passo para a conscientização da população.

Os alimentos ultraprocessados , como pães de forma, iogurtes prontos, sucos de caixinha, macarrão instantâneo, barras de cereais, gelatinas e até o  peito de peru são ricos em calorias, sal, açúcar, gordura, além de uma série de aditivos e conservantes.

Recomenda-se sempre uma alimentação baseada em “comida de verdade” , evitando ao máximo o consumo de alimentos industrializados (ultraprocessados), e o consumo excessivo de açúcar. É uma questão de hábito. Procure alimentar-se da forma mais natural possível, seguindo uma dieta equilibrada. Um nutricionista é  o profissional mais indicado para auxiliá-lo na mudança de hábitos alimentares, orientando para uma alimentação equilibrada e saudável, que trará benefícios à sua saúde.

Se a verdadeira função dos alimentos é nutrir e dar energia ao corpo, está na hora de repensarmos sobre os hábitos do dia a dia, fazendo a partir de hoje, escolhas alimentares de qualidade para sua saúde e de sua família a longo prazo.

Saiba mais:

Está na hora de tratarmos o açúcar como lidamos com o tabaco? – BBC Brasil – Portal G1 21/07/19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *