Você sabia que mesmo com a indicação para a cirurgia bariátrica, você deverá perder peso no período pré operatório?
A perda de peso pré operatória tem como objetivo melhorar os resultados cirúrgicos e também inserir o paciente às mudanças alimentares necessárias para o pós operatório.
Antes mesmo de confirmada a aprovação cirúrgica o paciente será orientado pelo nutricionista a seguir um plano alimentar individualizado com a finalidade de iniciar a perda de peso. E, além disso, através do protocolo do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos – GCBV é necessário uma semana antes da cirurgia o paciente seguir uma dieta totalmente líquida para otimizar essa perda de peso, e em alguns casos diminuir a esteatose hepática ( gordura no fígado).
Mas fique tranqüilo, você será muito bem orientado e também receberá um plano alimentar da dieta líquida. O importante é estar bem orientado e ciente da necessidade das mudanças alimentares mesmo antes da cirurgia!
Orientação pré-operatória – antes da cirurgia
- A ingestão de uma dieta balanceada e nutricionalmente completa é importante para prevenir deficiências nutricionais e promover uma perda de peso bem sucedida no período pré operatório.
- Tome diariamente bastante água.
- O ideal é que você consiga fazer de 4-5 refeições ao dia em horários determinados com moderação, ou seja, coma em intervalos de 3-4 h em pequena quantidade.
- Mastigue sem pressa, preste atenção a sua mastigação- no mínimo 15 vezes cada bocado.
- Troque alguns produtos por versões light, (leite, iogurtes light).
- Essa é uma boa hora para não tomar mais refrigerante ou, eventualmente troque pelas versões light, zero com moderação.
- Inclua cereais integrais na sua alimentação (pão com grãos,cereais como: aveia, granola, linhaça).
- Diminua o tamanho das porções dos alimentos, e diminua o tamanho da sua mordida. Isso evita o risco de consumo excessivo.
- Troque o açúcar por adoçante com as substâncias Sucralose® ou Estevia ®.
- Procure diminuir a quantidade de alimentos ingeridos nas principais refeições, e inclua em maior quantidade verduras cruas, legumes, grãos, pois são fonte de fibras alimentares e proporcionam maior saciedade.
- Inclua na sua alimentação no mínimo 2-3 frutas ao dia (como sobremesa, ou nos intervalos das refeições)
- Substitua as preparações fritas por grelhados, assados ou cozidos e evite o uso de óleo de adição.
- Se você faz uso de bebida alcoólica, diminua a quantidade e a freqüência de consumo.
- Evite alimentos industrializados (embutidos, fast food).
- Procure comer consciente. Isso é um exercício diário
Portanto, além disso, esse é um bom momento para toda a família tomar consciência da necessidade de promover mudanças dos hábitos alimentares. Com certeza esse é um dos pilares para o sucesso da cirurgia!!.
Fiz bariatrica em 2014, com 124 kg. Em um ano cheguei a 62kg e após a plástica fui a 56kg. Porém o meu trabalho me mudou de função.. dificuldade de fazer exercício. E pela ansiedade da pressão do trabalho, do Covid, menopausa, hipotireoidismo de 2o16 pra casa fui tendo rwgango e hoje peso 81 kg. Como 300gr de comida. Só que comecei a comer fora aí já viu. Queria colocar plasma de argonio . Meu médico é contra. Minha anastomose na última endoscopia foi de 1.1 no início e agora 4.1. Estou desesperada com essereganho. O que posso fazer? Porque o plasma de argonio não é recomendado? Não estou conseguindo. Continuo com tratamento com toda equipe multi.
Olá, bom dia! Ideal é passar por uma consulta com o médico, ele poderá lhe orientar certinho sobre seu caso. Para saber mais informações ou agendar uma consulta, pode entrar em contato conosco pelo telefone: 19 3869-1222 ou whatsapp 19 99775-2562. Obrigada!