Pesquisar no Blog
Tratamentos

O papel do fonoaudiólogo na preparação para a cirurgia bariátrica

Pacientes que possuem indicação para cirurgia bariátrica já devem, desde o período pré-operatório, começar a perceber com mais atenção o ato de mastigar: Por exemplo:Mastiga muito rápido? Engole antes de triturar os alimentos adequadamente?

Sem dúvida, observar seu comportamento durante a alimentação já no pré operatório e adequar-se aos novos hábitos desde esse momento, contribuirá para sua melhor adaptação pós-cirurgia.

Muitas vezes, essa é uma tarefa difícil de se realizar sozinho, por esse motivo, o fonoaudiólogo é um dos profissionais da equipe multidisciplinar, que auxilia os pacientes nessa adaptação, fornecendo todas as orientações e dicas para uma mastigação eficiente e consequentemente uma digestão muito melhor.

A Fonoaudióloga Gilza Cané, da equipe do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos, lembra que a mastigação é a mais importante das funções e apresenta-se em 3 fases: A incisão, a trituração e a pulverização.

Segundo ela, o padrão alimentar do obeso geralmente apresenta uma mastigação rápida e ineficiente, com grande quantidade de alimentos industrializados e uma mastigação com grande quantidade de alimento na cavidade oral, o que leva a um desequilíbrio do sistema estomatognático (estruturas que fazem parte das funções: Fonação, mastigação, respiração e deglutição ou seja, músculos da cabeça e pescoço, dentes, ossos, nervos.)

Mais Gordura / Maior ganho de peso
Os alimentos de grande densidade calórica apresentam um baixo poder de saciedade, utilizando-se menor qualidade e quantidade na função mastigatória, fazendo com que o armazenamento desse alimento seja mais eficiente. Com essas mudanças, o sistema estomatognático sofre, alterando a oclusão e acontecendo desvios de crescimento facial, reforça a fonoaudióloga Gilza Cané.

Gilza Cané ressalta ainda que uma escolha adequada dos alimentos, a adaptação da mastigação, arcada dentária e velocidade deglutória levam a uma melhora dos episódios de vômito, quando esses ocorrem.

Com o acompanhamento da equipe multidisciplinar o paciente recebe todas as orientações que o auxiliará em sua mudança de hábitos e adaptações necessárias do pré ao pós operatório da cirurgia bariátrica. Por isso, durante as consultas, aproveite para tirar todas suas dúvidas. Conte conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *