Você sabia que no processo de emagrecimento após a cirurgia bariátrica também estão envolvidas mudanças hormonais ?
No nosso sistema digestivo, existem hormônios que são responsáveis pela sensação de fome e saciedade,e também tem a função de digestão e absorção de nutrientes, além de regular nosso gasto energético.
O estômago, intestino delgado e pâncreas, são alguns órgãos que participam da produção desses hormônios
E como ocorrem essas mudanças?
Após a cirurgia bariátrica, ocorre mudança na velocidade que o alimento passa pelo aparelho digestivo, levando a uma alteração na quantidade de enzimas e hormônios envolvidos no processo digestivo e proporcionando principalmente uma melhora no quadro de Diabetes, além do controle do apetite.
Alguns desses hormônios:
Grelina – hormônio gastrointestinal , sua secreção fica bastante diminuída após a cirurgia bariátrica, diminuído a sensação de fome.
GLP-1– produzido no intestino (íleo), ele atua principalmente na saciedade e na melhora da sensibilidade do pâncreas para produção da insulina, melhorando assim os níveis de glicose no sangue após a cirurgia bariátrica.
Sendo assim, todos esses benefícios aliados a mudança de hábitos alimentares e hábitos de vida, levam a excelentes resultados na perda de peso e melhora das doenças associadas após a cirurgia bariátrica.
Célia Beleli- Nutricionista Mestre pela FCM- UNICAMP e Nutricionista do GCBV.
Deixe um comentário