Pesquisar no Blog
Tratamentos

Saiba mais sobre as mudanças hormonais após a cirurgia bariátrica

Você sabia que no processo de  emagrecimento após a cirurgia bariátrica também estão envolvidas  mudanças hormonais ?

No nosso sistema digestivo, existem hormônios que são responsáveis pela sensação de fome e saciedade,e  também tem a função de digestão e absorção de nutrientes, além de regular nosso gasto energético.

O estômago, intestino delgado e pâncreas, são alguns órgãos que participam da produção desses hormônios

E como ocorrem essas mudanças?

Após a cirurgia bariátrica, ocorre mudança na velocidade que o alimento passa pelo aparelho digestivo, levando a uma alteração na quantidade de enzimas e hormônios envolvidos no processo digestivo e proporcionando  principalmente uma melhora no quadro de Diabetes, além do controle do apetite.

Alguns desses hormônios:

Grelina – hormônio gastrointestinal , sua secreção fica bastante diminuída após a cirurgia bariátrica, diminuído a sensação de fome.

GLP-1– produzido no intestino (íleo), ele atua principalmente na saciedade e na melhora da sensibilidade do pâncreas para produção da insulina, melhorando assim os níveis de glicose no sangue após a cirurgia bariátrica.

Sendo assim, todos esses benefícios aliados a mudança de hábitos alimentares e hábitos de vida, levam a excelentes resultados na perda de peso e melhora das doenças associadas após a cirurgia bariátrica.

Célia Beleli- Nutricionista Mestre pela FCM- UNICAMP  e Nutricionista do GCBV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *