Nesse clima de festas de fim de ano, trago um lembrete importante: Suas comidas favoritas de Natal e Ano Novo existem o ano todo! Ou seja, coma com atenção plena e prazer, aproveitando o momento em boas companhias, mas sem “despedidas e exageros”.
Seguem algumas dicas para aproveitar as festas:
- Coma em companhia de pessoas queridas!
- Coma com atenção plena: mastigue devagar, várias vezes, esteja presente no momento, deixe os talheres descansando no prato enquanto você conversa! Uma ideia legal é se basear na velocidade da pessoa que demora mais para comer dentre as que estiverem com você.
- Aproveite para confraternizar com sua família e amigos: sente-se a mesa! Evite comer em frente à TV ou celular!
- Respeite e atenda sua fome física (e não emocional!) ao longo do dia: Isso irá evitar que você consuma grandes quantidades de comida no período da noite!
- Respeite sua saciedade: Você não precisa continuar comendo se já se sente confortável. Porém, pode continuar sentado (a) à mesa, conversando com quem ainda não terminou a refeição.
- Respeite suas vontades: Você não precisa comer alguma coisa que todos estão comendo se você não está com vontade!
- Se você exagerar um pouco, saiba que está TUDO BEM! A sensação de que comeu um pouco a mais é comum na época de festas. Respeite esse momento, e na próxima refeição, prefira alimentos nutritivos e ricos em fibras!
- Caso você consuma bebida alcóolica, lembre-se da hidratação. Beba pelo menos um copo de água para cada copo de bebida alcóolica, dessa forma, você irá evitar a desidratação.
- Evite se pesar nessas ocasiões! A balança não é um bom indicador de composição corporal, e poderá não refletir sua realidade, especialmente porque a retenção de líquidos é bem comum nessa época.
Aproveite esse momento! Agradeça por todas as coisas boas e lembre-se: “Você pode comer de tudo, mas não tudo” – frase da nutricionista Sophie Deram.
Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571
Muito bom esse post de vcs, essas dicas da nutricionista são muito válidas, parabéns, gostei muito