Pesquisar no Blog
Dica da Nutri

Dicas para as festas de fim de ano: As suas comidas favoritas de Natal existem o Ano Todo!

Nesse clima de festas de fim de ano, trago um lembrete importante: Suas comidas favoritas de Natal e Ano Novo existem o ano todo! Ou seja, coma com atenção plena e prazer, aproveitando o momento em boas companhias, mas sem “despedidas e exageros”.

Seguem algumas dicas para aproveitar as festas:

  • Coma em companhia de pessoas queridas!
  • Coma com atenção plena: mastigue devagar, várias vezes, esteja presente no momento, deixe os talheres descansando no prato enquanto você conversa! Uma ideia legal é se basear na velocidade da pessoa que demora mais para comer dentre as que estiverem com você.
  • Aproveite para confraternizar com sua família e amigos: sente-se a mesa! Evite comer em frente à TV ou celular!
  • Respeite e atenda sua fome física (e não emocional!) ao longo do dia: Isso irá evitar que você consuma grandes quantidades de comida no período da noite!
  • Respeite sua saciedade: Você não precisa continuar comendo se já se sente confortável. Porém, pode continuar sentado (a) à mesa, conversando com quem ainda não terminou a refeição.
  • Respeite suas vontades: Você não precisa comer alguma coisa que todos estão comendo se você não está com vontade!
  • Se você exagerar um pouco, saiba que está TUDO BEM! A sensação de que comeu um pouco a mais é comum na época de festas. Respeite esse momento, e na próxima refeição, prefira alimentos nutritivos e ricos em fibras!
  • Caso você consuma bebida alcóolica, lembre-se da hidratação. Beba pelo menos um copo de água para cada copo de bebida alcóolica, dessa forma, você irá evitar a desidratação.
  • Evite se pesar nessas ocasiões! A balança não é um bom indicador de composição corporal, e poderá não refletir sua realidade, especialmente porque a retenção de líquidos é bem comum nessa época.

 

Aproveite esse momento! Agradeça por todas as coisas boas e lembre-se: “Você pode comer de tudo, mas não tudo” – frase da nutricionista Sophie Deram.

Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Uma resposta para “Dicas para as festas de fim de ano: As suas comidas favoritas de Natal existem o Ano Todo!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *