Pesquisar no Blog
Artigo

Você sabe como é feita a nossa digestão?

Você já parou para pensar em todo o processo de digestão que seu corpo faz sem que você perceba? É sobre ele que quero falar hoje. A digestão é um processo complexo e vital que se desenrola em nosso corpo a cada refeição. Desde o impulso que nos faz comer até a eliminação das fezes, diversos órgãos e enzimas trabalham em conjunto para transformar alimentos em energia e nutrientes.

Tudo começa com o apetite. A fome, regida por hormônios e sinais do corpo, nos convida à mesa. Isso acontece porque o estômago vazio libera grelina, um hormônia que envia sinal ao cérebro e incita o apetite. Já o leptina, secretada pelas células adiposas, atua como um contraponto, enviando sinais de saciedade ao cérebro.

Ao mastigar, os dentes trituram os alimentos em pedaços menores, enquanto a língua os mistura com a saliva. Essa secreção, rica em enzimas, inicia a quebra química dos carboidratos.

A língua, então, impulsiona o bolo alimentar para o esôfago, um tubo muscular que o leva ao estômago. Contrações peristálticas, como ondas, garantem o transporte eficiente.

No estômago, o alimento encontra o ácido clorídrico e as enzimas digestivas, que o transformam em uma pasta ácida chamada quimo. A poderosa pepsina desdobra as proteínas, enquanto outras enzimas iniciam a digestão de gorduras e carboidratos.

O quimo passa para o intestino delgado, um tubo longo e enrolado. As paredes internas, repletas de vilosidades e microvilosidades, aumentam a superfície de absorção. Aqui, os nutrientes são transportados para o sangue e distribuídos para todo o corpo.

Os nutrientes não absorvidos seguem para o intestino grosso, onde a água é reabsorvida e as fezes são formadas. Bactérias benéficas fermentam os restos alimentares, produzindo gases e vitaminas.

As contrações musculares do intestino grosso impulsionam as fezes para o reto, onde são armazenadas até a evacuação e eliminação, quando se completa o ciclo digestivo.

Entender a digestão nos permite apreciar a capacidade do nosso corpo de transformar alimentos em energia. Ao cuidarmos da nossa alimentação e saúde digestiva, ajudamos no bom funcionamento do nosso corpo. Espero que, com essas informações, você se sinta mais motivado – ou motivada – a se alimentar melhor, afinal, é a escolha dos alimentos que dá energia para que nosso corpo funcione com qualidade.

 

Artigo por Dr. Admar Concon Filho 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *