Pesquisar no Blog
Balão Gástrico Deglutível

Balão Deglutível – Acompanhamento Nutricional

Você já deve ter visto publicações a respeito do “ Balão Intragástrico Deglutível” , nova tecnologia que tem atraído muito interesse, principalmente indicado para pacientes com sobrepeso, obesidade leve.
Mas, hoje eu trouxe aqui um ponto muito importante que é o acompanhamento nutricional do paciente na jornada do “ balão Deglutivel”.

Esse acompanhamento é fundamental para o sucesso do tratamento, pois não se trata de comer menos , e sim de comer alimentos que melhorem o metabolismo, associado a mudança de hábitos e comportamento alimentar para que essa perda de peso seja sustentável.

Vamos do início. Como deve ser o caminho do paciente?
Ele deve passar pela consulta com nutricionista com objetivo de avaliar hábitos alimentares, peso atual , IMC, recordatório alimentar , porcentagem de gordura corporal ( Bioimpedância) . Eu digo que o nutricionista é o profissional que acaba entrando na sua vida para entender sua rotina diária, analisando seus hábitos alimentares incluindo os hábitos de vida , processo extremamente importante para trabalhar com o Paciente possíveis gatilhos que levaram ao ganho de peso e planejar juntos o que pode ser melhorado nesse processo de perda de peso !!

A partir daí , o paciente seguirá as orientações necessárias para o primeiro mês após a colocação do balão, recomendações específicas, levando em consideração intolerâncias e /ou preferências alimentares.
Como a quantidade de alimentos ingeridos fica muito abaixo do mínimo recomendado, o nutricionista fará a indicação da suplementação vitamínica é necessária.

Lembrando que esse acompanhamento nutricional deve ser mensal para avaliação e evolução do plano alimentar, visando a otimização da perda de peso.
Não podemos esquecer que essa mudança deve vir acompanhada da prática de exercício físico, e mensalmente deve ser realizada uma nova avaliação por Bioimpedância !

O nutricionista é o profissional chave nesse processo, é ele que realiza avaliação do seu progresso, esclarece dúvidas e também fornece um grande apoio e te motiva a promover mudanças nos seu hábitos de vida , incluindo alimentação.

Lembrando aqui que essa avaliação e acompanhamento são individualizadas e deve ocorrer por todo o período que o paciente estiver com o balão e pelo menos mais 2 ou 3 meses após a retirada do balão!

Ficou alguma dúvida?
Te espero na consulta !!!!

Célia Beleli
Nutricionista Clínica Concon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *