Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica

Artigo – Preparando-se para a cirurgia bariátrica

As dúvidas sobre a cirurgia bariátrica são muitas. E hoje quero falar de uma maneira mais detalhada sobre como é o preparo para este procedimento. Eu gostaria de destacar aqui que todo o preparo pré-operatório tem como principal objetivo aumentar a segurança da cirurgia e, consequentemente, reduzir os riscos para o paciente.

Quando a pessoa se enquadra nos pré-requisitos obrigatórios para a realização da cirurgia bariátrica, ela dá início a um processo, cujo tempo varia de pessoa para pessoa, conforme o plano de saúde, a disponibilidade de tempo para consultas e exames e a aprovação de todos os profissionais da equipe multidisciplinar. Em média, isso pode demorar de um a dois meses.

Nessa fase, o paciente deverá fazer uma série de exames, como endoscopia digestiva, ultrassom abdominal e os laboratoriais, além de outros que podem ser solicitados nas consultas obrigatórias com cardiologista, endocrinologista, psiquiatra/psicólogo e nutricionista. O número de profissionais pode variar de acordo com o paciente e com a equipe médica, podendo também ser solicitado laudo de pneumologista, ortopedista e fonoaudiólogo.

Também é recomendado que o paciente perca cerca de 10% do seu peso antes da cirurgia. Dessa forma, conseguimos melhorar as condições físicas para a operação e também para a anestesia geral. Além disso, o paciente precisa preencher um termo de consentimento, dizendo que está ciente sobre os benefícios e os riscos da cirurgia.

Outro ponto muito importante no preparo são as reuniões pré-operatórias, um encontro entre pacientes e profissionais da equipe para esclarecimento de dúvidas. Nelas, também é comum ter a participação de pacientes que já foram submetidos à cirurgia bariátrica para relatarem suas experiências. No caso da nossa equipe, por causa da pandemia, os pacientes estão assistindo remotamente a essas reuniões, já que estamos impossibilitados de fazer encontros presenciais.

Tantas medidas podem até assustar um pouco no início, mas é um processo relativamente tranquilo, que avalia o paciente como um todo. Isso dá ao cirurgião mais segurança para realizar a cirurgia bariátrica. Todos esses cuidados, aliados à evolução dos equipamentos e das técnicas cirúrgicas, nos ajudaram a chegar no nível em que estamos hoje, com cirurgias muito mais seguras. Para se ter uma ideia, os riscos atuais de uma cirurgia bariátrica são semelhantes aos de uma cesárea ou de uma retirada de vesícula.

É claro que toda essa preparação é apenas o início. Após a cirurgia, o paciente deverá continuar sendo acompanhado por vários profissionais. É muito importante que ele siga todas as orientações e realize exames laboratoriais com a periodicidade indicada pelo seu médico, a fim de atingir os resultados de maneira segura e mantê-los a longo prazo.

Por Dr. Admar Concon Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *