Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica

Como saber se estou apresentando reganho de peso após a cirurgia bariátrica?

No dia 16/02/22, fizemos uma “live” sobre o tema – Reganho de peso.

Um tema sempre bastante atual e discutido. Portanto, considero importante deixarmos aqui algumas considerações que podem ser valiosas para todos.

Os mecanismos envolvidos no reganho de peso após a cirurgia, não estão totalmente esclarecidos. Normalmente, estão associados à baixa adesão às mudanças no estilo de vida, comportamentos alimentares inadequados como a compulsão alimentar diagnosticada, complicações psicológicas ou psiquiátricas, muitas vezes até algumas alterações cirúrgicas, dentre outros. E quando falamos de mudança no estilo de vida, estão envolvidos fatores relacionados à novos padrões alimentares (e não simplesmente “dieta”) e claro, à pratica de exercício físico.

Existem muitas dúvidas, de como é diagnosticado o reganho de peso após a cirurgia, pois após uma grande perda de peso, é normal recuperar alguns quilos. Mas como saber se estou mantendo uma perda de peso ponderal adequada ou se alguns quilos extras indesejados, estão sinalizando reganho de peso?

Abaixo listo algumas definições de reganho de peso após a bariátrica.

  • Ganho de mais de 10 Kg do que foi perdido com a cirurgia.
  • Aumento de 5KG/m² do IMC que o paciente chegou ao final do processo,
  • IMC > que 35kg/m², após uma perda de peso bem sucedida.
  • Outro fator importante, pacientes com Diabetes Tipo2, que tiverem ganho de peso após a remissão do diabetes, também são considerados como os que apresentam reganho de peso.

Portanto, fique atento aos sinais.  O acompanhamento com a sua equipe deve ser feito periodicamente, principalmente nos anos de sucesso da perda de peso  para um maior aprendizado, maior capacitação dos novos padrões na alimentação para que, quando essa perda de peso for diminuindo ou cessar, os riscos de reganho passam a ser pequenos ou nulos.

Célia Beleli
Nutricionista do GCBV- Clínica Concon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *