Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica

Tem dúvida sobre a cirurgia bariátrica?

No dia 07 de julho, a equipe de cirurgia bariátrica da Clínica Concon (GCBV – Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos) deu um importante passo para tirar dúvidas da população sobre este procedimento. Nós promovemos uma reunião on-line, com transmissão pelo canal do Youtube da Clínica Concon, que teve uma ótima receptividade.

Esta reunião, aberta a toda a população, vai acontecer mensalmente, sempre na primeira quarta-feira do mês, às 19h30. É possível acompanhar a programação nas redes sociais da clínica @clinicaconconoficial. O objetivo é tirar dúvidas, prestar esclarecimento e conscientizar as pessoas sobre o problema que é a doença obesidade.

A reunião conta com a minha participação, como cirurgião bariátrico, com a participação da nutricionista Célia Beleli, da psicóloga Mariângela Paolis, da enfermeira Taís Souza e da fisioterapeuta Fabiana Della Via. É uma parte da equipe multidisciplinar que consegue dar um bom parâmetro de todos os aspectos da cirurgia. Após as palestras, sobre os principais pontos de cada área, nós abrimos para perguntas das pessoas que estão assistindo. Assim, também conseguimos esclarecer dúvidas pontuais.

A cirurgia bariátrica é um procedimento seguro e muito eficiente para tratamento da obesidade, mas ainda há muita desinformação. Algumas pessoas, por medo, sequer buscam uma equipe para entender melhor como é o processo. Acreditamos que com as reuniões on-line, conseguiremos quebrar esse paradigma, através de informações seguras e baseadas na experiência da nossa equipe, que já realizou mais de 4,6 mil cirurgias bariátricas.

Para quem não sabe, a indicação da cirurgia bariátrica segue critérios internacionais. Pode fazer o procedimento o paciente que tem IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 40 kg/m2 ou acima de 35 kg/m2, com doenças causadas pela obesidade. Também é necessário comprovar que tentou, por pelo menos dois anos, tratamento clínico com médicos especializados em obesidade para perder peso, sem obter sucesso.

O processo pré-operatório prevê uma série de exames, além de o paciente ter de passar por vários médicos, nutricionista, psicóloga, enfermeira, fonoaudióloga e fisioterapeuta. Todos eles precisam estar de acordo e indicar a cirurgia para que o paciente possa ser submetido a ela.

Vale ressaltar que, apesar da pandemia, a cirurgia bariátrica continuou sendo realizada porque foi considerada, pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), uma cirurgia eletiva essencial, já que é uma importante ferramenta contra a obesidade, uma das piores causas de complicações da covid-19.

Portanto, se você quer saber mais sobre o procedimento ou sabe de alguém que queira, participe da próxima reunião. Basta ir até o Youtube e digitar Clínica Concon na busca. Espero você no dia 4 de agosto, às 19h30.

Artigo por Dr. Admar Concon Filho

Imagem: Equipe do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos em ação durante a realização de uma cirurgia bariátrica, no Hospital Galileo, em Valinhos/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *