Pesquisar no Blog
Dica da Nutri

Dicas que auxiliam a controlar o desejo por doce

É difícil encontrar alguém que não goste de um docinho, não é mesmo? Você sabia que geneticamente, nosso paladar “prefere” açúcares e gorduras por uma questão evolutiva? Nos tempos mais remotos, era difícil encontrar alimentos em abundância e o homem primitivo passava longos períodos sem se alimentar, por isso, os alimentos que continham mais calorias, especialmente os ricos em gordura e açúcar eram preferidos. Além disso, era difícil encontrar na natureza esses alimentos, ainda mais que combinassem esses nutrientes. Com a industrialização, os alimentos calóricos e processados passaram a ser muito presentes em nossa alimentação, mas a preferência genética não mudou. O mesmo acontece com alimentos amargos e azedos, temos tendencia a ter aversão a eles, já que alimentos com esses sabores costumavam ser venenosos, se tornando uma questão protetora.

Mas e quando você percebe que esse desejo pelos doces é intenso e ocorre de forma descontrolada? Nesse post trago oito dicas que podem auxiliar:

  1. Faça pequenas refeições ao longo do dia, incluindo lanches intermediários, o corpo tende a preferir carboidratos refinados quando passamos muito tempo em jejum para ter uma fonte de energia mais rápida
  2. Beba muita água ao longo do dia – diversos processos metabólicos, inclusive os envolvidos no emagrecimento, precisam de água para acontecer, e assim, você não confundirá sede e fome.
  3. Atente-se as suas emoções – Quando você percebe que não está com fome, e mesmo assim busca a comida, pode ser que você esteja precisando de outras atividades prazerosas, inclusive autocuidado.
  4. Satisfaça suas vontades de comer aquilo que você gosta, inclusive os doces, com atenção plena (a meditação do chocolate é uma excelente prática). Alimentos permitidos não são consumidos em exagero.
  5. Atente-se a quantidade de alimentos fonte de proteína na sua alimentação, a falta desse nutriente pode ser percebida como maior vontade de doces (carnes, ovos, castanhas, feijões, soja são boas fontes). O magnésio presente em folhas verdes e cereais integrais também é importante!
  6. Não faça dietas restritivas, elas só vão aumentar a vontade do alimento proibido.
  7. Faça a Higiene do Sono – ter uma boa qualidade do sono ajuda a evitar estresse e alterações hormonais
  8. Mantenha uma prática meditativa regular ou um momento de autocuidado.

Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *