Você já parou para refletir a quanto tempo está em um processo de despedida da comida que você gosta para começar uma dieta restritiva na segunda feira?
Geralmente é o mesmo processo: no final de semana a maioria das pessoas costuma se permitir a comer tudo aquilo que se proibiu a semana inteira, e costuma exagerar nesses dias, somente para começar uma nova restrição na segunda. Vamos pensar aqui em uma pessoa como por exemplo a Joana.
Joana estava com muita vontade de comer um chocolate na quarta-feira, ela sabia que precisaria só de um pequeno pedaço para satisfazer a sua vontade. Mas ainda estava no meio da semana, e na dieta, só era permitido consumir o tal chocolate no sábado e domingo. Como sentia que precisava de “foco, força e fé” se restringiu a semana toda, até chegar no sábado, e a vontade não passou.
Ao chegar o tão aguardado fim de semana, Joana resolveu “aproveitar” para comer tudo que não havia consumido antes: não só consumiu o chocolate que queria, como também a pizza, lanche, bolo, torta, etc. Afinal, dali dois dias não poderia mais consumir nada daquilo e teria que fazer uma “despedida”.
Você já se sentiu como a Joana?
E se eu te dissesse que se a Joana tivesse se permitido comer o tal pedaço de chocolate na quarta feira, provavelmente chegaria mais tranquila no fim de semana e não precisaria exagerar?
O consumo dos alimentos que ela gosta poderia sim acontecer como parte de uma alimentação mais natural, como não houve proibições, ela nem sentiria necessidade de comer muitos alimentos ricos em açúcar e gordura de forma rápida e desatenta, já que os alimentos estariam lá para ela hoje, amanhã, depois… Sem necessidade de despedidas.
Essa mudança de pensamento é um processo e faz parte de uma reeducação alimentar. Procure um nutricionista com foco em comportamento alimentar para te ajudar.
Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571
Deixe um comentário