Pesquisar no Blog
Dica da Nutri

Por que e como emagrecer antes da cirurgia bariátrica?

Para muitos pacientes, a cirurgia bariátrica é vista como um método milagroso para perder peso, e muitas pessoas têm a ideia errada de que já que farão a cirurgia, não precisarão se esforçar para emagrecer e mudar hábitos alimentares. Essa visão está totalmente errada, e inclusive é necessário e importante perder peso antes da cirurgia (o recomendado é por volta de 5% de seu peso atual).

A mudança de hábitos gradual já deve começar a ocorrer desde a primeira consulta com o nutricionista, através de metas graduais que irão promover a mudança do comportamento alimentar. Essas metas podem ser relacionadas a manter ou aumentar o consumo de determinados grupos alimentares como frutas, verduras, legumes, cereais integrais etc. Ou até mesmo relacionadas ao comportamento de comer mais devagar, com presença, em quantidades menores, aumentar hidratação, reduzir consumo de açúcares e gorduras, entre outros. Essas metas devem fazer sentido para você e sua rotina e serem acordadas com sua nutri, mesmo pequenas mudanças fazem total diferença.

A perda de peso pré operatória prediz melhores resultados no pós, além de diminuir riscos cirúrgicos, tempo de hospitalização e diminuir gordura no fígado se houver, trazendo melhora dos exames bioquímicos.

É fato que a cirurgia trará uma perda de peso razoável de início, tanto por conta da mudança fisiológica, quanto pela redução da quantidade de comida, mas o que irá manter essa perda de peso a longo prazo são os novos comportamentos, os hábitos que vão sendo incorporados desde o pré operatório.

Além disso, uma alimentação natural e diversificada se torna essencial para o bariátrico ter o aporte de vitaminas e minerais adequado (em conjunto com a suplementação) dado que a absorção de alguns nutrientes é menor do que antes da cirurgia.

Não se engane, o processo de mudança não é fácil, e envolve constante motivação e determinação, tanto em relação a alimentação quanto a prática de atividade física. Mas saiba que os hábitos saudáveis estarão contribuindo não só para a perda de peso, mas para uma longevidade saudável.

Comece hoje com pequenas metas: O que você gostaria de mudar?

Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista CRN 3 55571

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *