Pesquisar no Blog
Obesidade

Artigo – Obesidade e fertilidade

Você sabia que a obesidade interfere na fertilidade da mulher e do homem? Hoje, quero falar um pouco mais sobre a interferência que ocorre na mulher obesa, o que acaba levando muitas delas a procurarem a cirurgia bariátrica.

A obesidade está associada a uma diminuição da ovulação e a uma resposta pior aos tratamentos para fertilidade. Até mesmo mulheres obesas que menstruam regularmente costumam levar mais tempo para conseguir engravidar.

Embora parte das mulheres obesas consiga engravidar espontaneamente, a obesidade interfere negativamente nas chances de gestação. Mulheres obesas têm três vezes mais chances de sofrer infertilidade anovulatória do que paciente com IMC (Índice de Massa Corpórea) normal.

Mulheres grávidas, com sobrepeso ou obesidade, têm risco aumentado para desenvolver complicações, como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, abortamento espontâneo e malformações fetais. E seus filhos estão mais propensos a desenvolver determinados problemas de saúde ao longo da vida.

Pacientes com problemas de fertilidade causados pela obesidade, quando submetidas a uma cirurgia bariátrica, costumam ter mais facilidade para engravidar. A perda de peso está relacionada ao aumento da fertilidade e a uma melhor evolução da gestação.

A mulher que faz a cirurgia bariátrica, se não tiver nenhuma contraindicação, pode engravidar normalmente após o procedimento, mas recomendamos que ela espere, no mínimo, um ano após a cirurgia. O ideal é que espere dois anos, quando há uma estabilidade do peso. Nos primeiros meses após a cirurgia, ocorre uma redução muito rápida de peso e isso pode trazer riscos para a gestação e para o bebê.

Como em qualquer outra gestação, a paciente deve ser acompanhada de perto pelo obstetra, além da equipe multidisciplinar, que também deve fazer parte de sua rotina. É muito importante planejar essa gravidez para, se necessário, já iniciar uma suplementação com vitaminas focadas em nutrir mãe e bebê.

É normal – e até esperado – que a mulher engorde durante a gravidez, mas isso deve ser de uma forma saudável, sem exageros. Durante a gestação e após o parto, ela deve manter uma alimentação saudável e, se possível, realizar atividades físicas. Dessa forma, em pouco tempo, ele deve perder o peso da gestação.

Para fazer a cirurgia bariátrica, é necessário ter IMC (índice de Massa Corporal) acima de 40 kg/m² e ter tentado, por pelo menos dois anos, outros tipos de tratamentos para emagrecer, sem sucesso. Também é possível fazer com IMC entre 35 e 40 kg/m², desde que o paciente tenha doenças causadas pela obesidade.

Artigo por Dr. Admar Concon Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *