Pesquisar no Blog
Obesidade

Organizações internacionais recomendam cirurgia metabólica para diabetes tipo 2

Foi publicado recentemente pela Revista Diabetes Care, o  documento “Cirurgia Metabólica no Algoritmo de Tratamento para Diabetes Tipo 2: Uma Declaração Conjunta de Organizações Internacionais de Diabetes”. O documento, aprovado por 50 organizações internacionais, pede que a cirurgia metabólica seja recomendada ou considerada como uma opção de tratamento para algumas pessoas com diabetes tipo 2.

A publicação na revista Diabetes Care estabelece as primeiras diretrizes clínicas para quando recomendar ou considerar a cirurgia metabólica como tratamento para pessoas com diabetes tipo 2.


CIRURGIA PARA DIABETES É APROVADA NO BRASIL

Com a publicação em dezembro de 2017 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), da resolução 2.172, que traz novas regras e ampliam a indicação da cirurgia metabólica para o tratamento de pacientes com diabetes,  a  Cirurgia Metabólica pode ser indicada para o tratamento de pacientes que possuem diabetes mellitus Tipo 2 (DM2), com Índice de Massa Corporal entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2.

“Cerca de 9% da população brasileira convive com o diabetes. São mais de 14,3 milhões de pessoas que poderão ter a cirurgia metabólica como opção terapêutica, caso o tratamento clinico não apresente resultados ”, declara o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Caetano Marchesini.

Ter idade mínima de 30 anos e máxima de 70 anos e ter menos de dez anos de diagnóstico de diabetes estão entre outros critérios para a indicação da cirurgia metabólica.

Confira informações detalhadas em :  Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *