Pesquisar no Blog
Cirurgia Metabólica

Estudo aponta que cirurgia para o diabetes apresenta resultados superiores a tratamentos clínicos após cinco anos

O Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Oswaldo Cruz realizou um estudo, publicado na revista científica The Lancet, que mostrou que os pacientes submetidos à cirurgia metabólica, após cinco anos de acompanhamento, apresentam melhores resultados na perda de peso, controle glicêmico e qualidade de vida, quando comparados aos que tiveram acesso aos melhores e mais eficazes medicamentos disponíveis. Já o controle da doença renal crônica, causada pelo diabetes tipo 2, apresentou resultados altamente eficazes e semelhantes nos dois grupos de estudo.

A pesquisa, que teve como principal autor o cirurgião Dr Ricardo Cohen, contou com a participação de 100 pacientes, sendo que metade foi submetida à cirurgia metabólica e a outra metade, a tratamento clínico com os medicamentos mais modernos e eficazes disponíveis atualmente.

A remissão da doença renal crônica e diabetes em paciente que utilizaram a medicação foi de 52,8%. Em pacientes submetidos à cirurgia, o índice chegou a 63,1%. A remissão da microalbumunuria (proteína que, em grande quantidade, indica insuficiência renal) em pacientes com o tratamento clínico foi de 59,6%, enquanto nos cirúrgicos, de 69,7%.

O tratamento cirúrgico também se mostrou mais eficaz na perda de peso. Nos pacientes que utilizaram medicamentos, 22,5% deles perderam pelo menos 15% do peso, enquanto no grupo submetido à cirurgia metabólica, esse índice chegou a 90%.

Este estudo confirma o que outros estudos já vinham mostrando. A cirurgia metabólica é um tratamento muito eficiente para o controle do diabetes. Caso você ainda não a conhece, ela é igual à cirurgia bariátrica por Bypass Gástrico em Y de Roux. O que muda é o objetivo, que, neste caso, não é a perda de peso em si, mas o controle do diabetes.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou o tratamento cirúrgico do diabetes tipo 2 em 2017. Para ter indicação à cirurgia metabólica, o paciente precisa ter diabetes miellitus tipo 2 diagnosticado há menos de 10 anos e IMC entre 30 kg/m² e 34,9 kg/m²; idade entre 30 e 70 anos; indicação cirúrgica feita por dois médicos especialistas em endocrinologia, comprovação de que fez tratamento com medicamento por pelo menos dois anos e que não teve bons resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *