Pesquisar no Blog
Campanhas

Junho vermelho – Você é doador de sangue?

Estamos no Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue. E é sobre isso que quero falar nesta semana. Você é doador? A doação de sangue é, sem dúvida, um ato de amor ao próximo. Um ato relativamente simples, que salva vidas. Para se ter uma ideia, uma única doação pode beneficiar até três pacientes. Portanto, se você nunca doou sangue, considere esta ideia. Se já doou, mas faz tempo que vai a um hemocentro, retome esse hábito.

As doações de sangue beneficiam, por exemplo, pacientes em tratamento de câncer, pessoas submetidas a transplantes, vítimas de trauma (ocorrências de trânsito, violência, acidentes de maneira geral) e pacientes submetidos a cirurgias. Estoques altos dão mais tranquilidade para as equipes médicas e maior segurança para os pacientes. No entanto, é comum vermos os bancos de sangue com problema no estoque. No ano passado, por causa da pandemia, houve uma queda de 20% nas doações.

Para doar sangue, você precisa ter entre 18 e 69 anos. Jovens com idade entre 16 e 17 anos também podem doar, desde que tenham o consentimento formal e presencial do responsável. No caso de pessoas com mais de 60 anos, a doação só pode ser feita se não for a primeira vez. Os candidatos também precisam ter um peso mínimo de 50 quilos. Esses são os pré-requisitos básicos para o candidato.

No dia da doação, não pode estar de jejum e nem consumir alimentos gordurosos. Se a doação for após o almoço, é necessário esperar três horas. Recomenda-se estar descansado. Os fumantes não podem fumar por quatro horas (duas antes e duas após a doação). O candidato passa por uma triagem, para sua segurança e para a do paciente que vai receber o sangue.

Na nossa região, o Hemocentro da Unicamp coordena todas as doações. O sangue coletado por eles é processado dentro de critérios técnicos muito rigorosos, separado em componentes e examinado em modernos laboratórios. Após todo esse processo, é feita a distribuição gratuita a hospitais públicos e filantrópicos da nossa região.

Doar sangue é um ato voluntário e humanitário. Beneficia os pacientes e faz muito bem ao doador, que, seguindo todos os critérios, não terá nenhum prejuízo à sua saúde. Em pouco tempo, seu organismo já vai produzir e repor o sangue doado.

Vale lembrar que os hemocentros também adotaram novos protocolos na pandemia para que a doação de sangue seja segura. É possível, inclusive, agendar um horário para a sua doação no site https://agendamento.hemocentro.unicamp.br/.

Abaixo, vou deixar os contatos dos locais onde é possível doar sangue em Campinas.

Onde doar em Campinas:

Hemocentro UNICAMP

Endereço: Rua Carlos Chagas, 480 – Cidade Universitária ‘Zeferino Vaz’ – Barão Geraldo

Contato: 0800 722 8432

Horário: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h

Hospital Municipal Dr. Mário Gatti

Endereço: Av. Prefeito Faria Lima, 200 – Pq. Itália – Campinas

Contato: (19) 3272.5501

Horário: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h

Artigo por Dr. Admar Concon Filho 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *