Pesquisar no Blog
Nutrição

Receita especial para sua Festa Junina!

Não é porque não teremos festa junina presencial, que não podemos fazer aquela receita gostosa típica das festas de São João e São Pedro não é?
É sempre possível encaixar alimentos que gostamos, lembrando sempre da quantidade.  Uma pequena porção e uma baixa frequência, não fará você se arrepender depois!!!

Curau de Milho Verde

-3 espigas de milho – 600g de milho cru (retirado da espiga)
– 500 ml de leite semi desnatado
– 2 colheres de sopa rasas de adoçante para forno e fogão
– 1 pitada de sal  
– 1 colher de sopa de amido de milho  
– canela em pó para polvilhar

Preparo

– Debulhe o milho com uma faca, e passe a faca na espiga para retirar o caldo que a espiga libera. Adicione 600 ml de leite semi desnatado. Bata no liquidificador até a mistura ficar bem homogêneo. Despeje em uma peneira e esprema muito bem até liberar todo o liquido. Passe a mistura para uma panela, adicione 2 colheres de sopa rasas de adoçante para forno e fogão. Cozinhe em fogo médio por 15 minutos. Dilua 1 colher de sopa de amido de milho em um pouco de leite e junte a mistura no fogo. Mexa por aproximadamente 3 minutos para engrossar levemente. Distribua em recipientes de sobremesa – 100 ml por pessoa. Adicione canela em pó na parte de cima do curau.

Bom apetite!!! Aprecie seu doce!!

Uma dica – Utilizar a espiga de milho e não milho da lata!

E você também pode guardar a mistura que ficou na peneira (bagaço do milho batido com leite) e fazer um delicioso bolo de milho. Congele para fazer em uma outra oportunidade.

Célia Beleli
Nutricionista Mestre pela FCM-UNICAMP
Especialista em Obesidade e Emagrecimento
Nutricionista do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos -GCBV-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *