Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica

Cirurgia Bariátrica: O que você precisa saber sobre o pré-operatório

O sucesso da cirurgia bariátrica começa já na preparação pré-operatória. É um momento de esclarecer todas as dúvidas e se preparar fisicamente e emocionalmente para a nova etapa que está se iniciando!O preparo pré-operatório é acompanhado pela equipe multidisciplinar,  onde o paciente encontra apoio e orientações sobre todas as informações necessárias sobre o processo da cirurgia bariátrica, É uma fase importante, que otimiza a segurança e os resultados da cirurgia bariátrica e metabólica.

No pré-operatório, o paciente deve realizar uma série de exames, como endoscopia digestiva, ultrassom abdominal e exames laboratoriais, além de passar em consulta com os profissionais : cirurgião, cardiologista, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, enfermeira, fisioterapeuta e outros.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica reforça ainda que:

  • É de extrema importância que os pacientes fumantes deixem ou reduzam ao máximo o hábito de fumar. Isso pode diminuir as chances de complicação pulmonar no pós-operatório, além de aumentar a facilidade da cicatrização.
  • É importante que o paciente comece, aos poucos, as mudanças alimentares e a prática de exercícios físicos antes da operação. A suplementação de proteína, vitaminas e minerais pode ser indicada desde o pré-operatório!
  • Os exercícios físicos, pequenas caminhadas diárias de cinco minutos, três vezes ao dia, ajudam a preparar o paciente.
  • Também é solicitado que o paciente se esforce para perder um pouco de peso antes da cirurgia pois alguns quilos a menos podem oferecer melhores condições à anestesia geral e à operação.

Conte conosco! Nossa equipe está pronta para receber os pacientes, apoiá-los  e orientá-los nessa nova jornada.

 

*Fonte de referência: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *