Pesquisar no Blog
Dica da Nutri

Páscoa : Dicas para um consumo saudável de chocolate.

A Páscoa está chegando e uma grande variedade de ovos de Páscoa, chocolates invadem as lojas. Alegria para a criançada e também para os adultos.  Os fabricantes se reinventam e, a cada ano, trazem mais novidades em ovos, barras e bombons. Quase impossível resistir, mas é importante ressaltar que o consumo deve ser  pequeno  pois a maioria dos chocolates contém uma expressiva quantidade de gordura saturada e muito açúcar, o que pode contribuir para efeitos nocivos ao organismo, um deles, o ganho de peso corporal.

A nutricionista Célia Beleli, da Clínica Concon, explica que a paixão por chocolate tem uma explicação:  “O chocolate promove a liberação de uma substância chamada serotonina, que é considerada o hormônio do bem-estar. Além disso, a textura, o aroma e a quantidade de açúcar do produto evocam sensações agradáveis com seu consumo”, diz.

O cacau possui propriedades antioxidantes, benéficos ao organismo, metabolismo, sistema cardiovascular! destaca a nutricionista.

Consumir com moderação significa dar atenção à quantidade e ao tipo de chocolate. “O ideal é não ultrapassar mais do que  10 a 20 gramas por dia. Portanto, a regra é: consuma com moderação e opte pelas versões amargas”, orienta.

Uma forma de diminuir o consumo, principalmente após a Páscoa ,quando a quantidade de chocolate em casa é muito grande,  é congelar o alimento em pequenas porções. “Dessa maneira, eles não ficarão visíveis, o que facilita o consumo com moderação”, comenta a nutricionista.

E vamos as dicas dos diferentes tipos de chocolates. e suas características, e escolha o seu:

Chocolate amargo ou dark – Este tipo de chocolate contém uma maior quantidade de cacau, no mínimo 60%. Além disso, contém pequena quantidade de açúcar. Há versões sem adição de açúcar. Apresentam um poder de saciedade elevado, você se satisfaz com muito menos. Chocolates mais amargos, tem maior quantidade de flavonoides, substancia antioxidante.

Chocolate ao leite – Contém  menor quantidade de cacau, que pode variar entre 30 a 40%, uma maior quantidade de açúcar e variações do leite, como em pó ou condensado. Ou seja, acaba agradando ao paladar, pela grande quantidade de açúcar em sua composição.

Chocolate branco –  Aqui  o cacau não é incluído, fato esse que determina que o chocolate branco não é chocolate. É composto por manteiga de cacau, açúcar e variações do leite. Possui maior quantidade de gordura, e por esse motivo também agrada muito ao paladar.

Chocolate 0% açúcar (sem açúcar) – Este tipo, como o nome diz, não contém açúcar na sua composição, mas agrega uma quantidade maior de gordura. Indicado única e exclusivamente para Diabéticos, mas não para indivíduas cujo objetivo seja redução do peso corporal.

Chocolate orgânico – Neste caso, o tipo de cacau e outros ingredientes utilizados para o preparo do chocolate são orgânicos cultivados em solo sem agrotóxicos) e, pode conter maior ou menor quantidade de outros ingredientes (leite, açúcares) .

Alfarroba – é uma  vagem que, após processada, pode ser utilizada em substituição ao cacau, conservando as características para confecção do chocolate. Contém menor quantidade de gordura e maior quantidade de fibra que o chocolate tradicional. Quanto ao sabor, é muito semelhante ao chocolate amargo, e atende à vegetarianos.

E para o seu paladar? Qual o seu preferido?

Seja qual for sua escolha, lembre-se: Coma com moderação!! Aprecie este momento, sem exagerar no tamanho das porções!!

Feliz Páscoa a todos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *