Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica

Como fica o consumo de doces e açúcares em geral após a cirurgia bariátrica?

Essa é uma das dúvidas de quem realiza a cirurgia bariátrica. E a nutricionista Marcela Gallo, da equipe Clínica Concon / GCBV esclarece e traz algumas dicas. Confira:

No pós operatório imediato, é recomendada a restrição completa de alimentos que contém açúcares, fazendo a substituição por adoçantes naturais, caso seja necessário adoçar alguma preparação das fases líquida e pastosa. Também é recomendada, nesse período, a restrição de alimentos com alto teor de gordura.

Após os primeiros 30 dias de cirurgia, é liberado de forma gradual o consumo de açúcares em ocasiões especiais, mas atenção: o consumo de alimentos açucarados, fontes de carboidratos simples ou de alimentos gordurosos deve ser feito sempre que possível após uma refeição, em especial almoço e jantar, dessa forma, haverá mais comida no estômago, principalmente fontes de proteína (como carnes e ovos) e fibras. Esses nutrientes irão retardar a entrada dos açúcares no intestino e tornar mais lenta sua absorção e entrada na corrente sanguínea, favorecendo a manutenção de uma glicemia (taxa de açúcar no sangue) mais estável, evitando episódios de hipoglicemia reativa e síndrome de dumping, sintomas já abordados em posts anteriores.

Atenção: Produtos diet que são reduzidos em açúcares geralmente são ricos em gordura, e não são reduzidos em calorias, e muitas vezes, o adoçante utilizado nesses produtos não é a opção mais natural, o que torna a substituição dos produtos tradicionais pelos produtos diet nem tão vantajosa assim.

  • Receitas caseiras que utilizam adoçantes naturais e que tem alto teor de proteína podem ser indicadas por sua nutricionista, essas opções são mais nutritivas.
  • É importante salientar que não estamos incentivando o consumo de açúcares e alimentos gordurosos e inclusive, pacientes que esperam mais do que 30 dias para esse consumo, tem melhores resultados na perda de peso.
  • A chave para o consumo de alimentos com açúcares e gorduras é a moderação na frequência e o consumo sempre após a refeição completa, nunca em jejum.
  • Mantenha uma alimentação equilibrada.

 O acompanhamento nutricional desde o pré ao pós operatório orienta o paciente para o sucesso de sua cirurgia, Conte conosco!

Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *