Pesquisar no Blog
Cirurgia Metabólica

Cirurgia Metabólica é método eficaz no tratamento do diabetes tipo 2

A cirurgia metabólica é um dos métodos mais efetivos para o tratamento de diabetes tipo 2, entre outras doenças relacionadas à obesidade, porque provoca resultados rápidos, como o controle glicêmico, antes mesmo do início do emagrecimento.

O diabetes tipo 2 costuma ser desenvolvido quando há resistência à insulina. Por se tratar de uma doença potencialmente grave, que necessita de tratamento médico e está relacionada ao estilo de vida das pessoas, combatê-la deve ser uma decisão rápida e eficiente.

Entre os fatores de risco de doenças para o diabetes tipo 2 estão a obesidade, dieta inadequada, sedentarismo e hipertensão arterial.

Além de reduzir a obesidade de forma segura, a cirurgia metabólica é uma alternativa eficaz no combate à hipertensão, colesterol alto e controle dos índices metabólicos, reduzindo o risco cardiovascular, que pode levar à morte.

Para o diabético do tipo 2 a cirurgia metabólica atua na alteração dos hormônios relacionados à obesidade, aumentando os benefícios no trato intestinal, que auxiliam no controle da glicemia. Essas alterações hormonais são tão importantes que várias novas medicações foram desenvolvidas a partir do conhecimento gerado pelo tratamento.

Sintomas do diabetes tipo 2

Como o diabetes 2 nem sempre apresenta sintomas ou sobrepeso tão elevado, muitas vezes as pessoas acreditam que estão saudáveis e colocam suas vidas em risco por meio de um estilo de vida inadequado.

Normalmente, os sintomas só aparecem quando há uma grande descompensação da doença, ou seja, quando o açúcar está em níveis muitíssimo elevados. Eles são: sede excessiva, urina em grande quantidade sem a proporcional ingestão de líquidos, fome excessiva, perda de peso, fadiga, visão turva, entre outros.

A doença pode ser descoberta em estágios avançados, quando algumas complicações aparecem, como ir a um oftalmologista e descobrir que já tem um comprometimento na retina. Ou fazer uma cirurgia e apresentar má cicatrização.

Efeitos da cirurgia metabólica

Foi constatado que, além de perderem peso, as pessoas que tinham passado pela cirurgia bariátrica, tinham melhoras em outros aspectos da saúde, como pressão arterial e glicemia, colesterol, respiração, padrão de sono, mobilidade, entre outras.

Diagnosticou-se, então, que ela apresentava um impacto positivo no metabolismo, ajudando a melhorar a saúde como um todo, colaborando com o aumento da expectativa de vida.

Indicação à cirurgia metabólica

Por todos estes ganhos, nos últimos 10 anos, a cirurgia metabólica passou também a ser usada no tratamento de pessoas mais magras, com obesidade leve – IMC menor que 35 kg/m2.

Em 2017, o CFM (Conselho Federal de Medicina) liberou seu uso para o tratamento do diabetes tipo 2 para pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal) entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2. A resolução 2.172 trouxe novas regras e ampliou a indicação, abrangendo cerca de 9% da população brasileira, que convive com o diabetes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), mais de 14,3 milhões de pessoas podem contar com a cirurgia metabólica como uma nova opção terapêutica, caso o tratamento clínico não apresente resultados. Ela representa um novo caminho aos diabéticos.

Ele se dá por meio de alimentação equilibrada, atividade física regular e uso de medicação específica com ou sem insulina. Mas, nem sempre há sucesso em todas essas práticas, pela dificuldade de disciplina, entre outros.

A cirurgia metabólica é hoje indicada para:

  • Pessoas obesas com IMC acima de 30kg/m2 sem sucesso com tratamentos conservadores;
  • Idade mínima de 30 anos e a máxima de 70 anos;
  • Pessoas com diagnóstico do diabetes tipo 2 há menos de 10 anos;
  • Pessoas sem controle clínico adequado (estilo de vida e medicação)

Leia mais sobre esse procedimento seguro e eficaz no tratamento do diabetes tipo 2 no eBook que preparamos pra você: Nele você anda vai encontrar:

  • Legislação vigente acerca do assunto
  • Números da doença
  • Tipos de cirurgias metabólicas indicados

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *