Já abordamos em várias postagens, que o excesso de gordura corporal é fator para o aumento de várias doenças e complicações de saúde, como hipertensão arterial, diabetes dentre outras.
E sabemos também que o tratamento da obesidade é uma tarefa bastante desafiadora. Ela engloba mudanças de hábitos de vida, incluindo mudanças alimentares, prática de exercício físico com regularidade, e em muitas situações medicamentos e/ou a cirurgia bariátrica. E seja qual for o tratamento indicado e seguido, a prática de exercício físico está incluída.
Atualmente a tecnologia é uma excelente aliada nesse contexto, pois a utilização de estratégias para as mudanças comportamentais, são sempre bem vindas. Muito se fala ainda sobre suportes para as mudanças com anotações em papel, cadernetas, ou até em sites. Mas esses não são dinâmicos e podem não atrair tanto o interesse de muitas pessoas.
O uso de celulares, relógios inteligentes com programas específicos, oferecem elementos motivacionais para incluir novos comportamentos e definir metas a curto e médio prazo e também o feedback , bem como uso de associações ( identificação de gatilhos) e fornecimento de recompensas, identificação de sucessos, etc).
Para tanto a pessoa deve estar bastante motivada, ter alguma habilidade de executar um hábito e iniciar o processo.
Portanto, o suporte ao tratamento da obesidade baseado em intervenções digitais, pode ser um caminho bastante promissor. E você já se aventurou com alguma ferramenta similar às citadas acima? Ficou animado? Então esse é o momento!!
Ref: Pastel M.A, et al.Monitoring via Digital Health in Weight Loss Intervention. A Systematic
review Among Adults, with Overweight or Obesity, 2021;29(3),478-499.
Nutricionista Célia Beleli- GCBV
Deixe um comentário