Pesquisar no Blog
Dica da Nutri

Doença Hepática Gordurosa Não Alcóolica. Você sabe o que é? E como prevenir?

A doença hepática gordurosa não alcóolica (DHGNA) é uma doença que leva a um acúmulo desordenado de gordura no fígado, e pode levar a insuficiência hepática, cirrose, câncer hepático . Ela está associada à obesidade, diabetes mellitus e dislipidemias ( colesterol e triglicérides elevados ) e gordura visceral, na região abdominal.

No Brasil a prevalência de pessoas com DHGNA está em torno de 35%. Atualmente, um aumento do sedentarismo e hábitos alimentares não saudáveis, justificam o aumento da obesidade e suas complicações como a DHGNA. Ela também pode levar também a maiores complicações das doenças cardiovasculares.

Uma curiosidade é que a maioria das pessoas desconhece a presença da doença, pois ela é silenciosa, ou seja, ela não apresenta sinais que possam alertar o indivíduo que desenvolve a mesma. Mas ressaltamos aqui que o aumento de peso já pode sinalizar o início da DHGNA.

E como prevenir?

Primeiramente mantendo um peso saudável. Sabemos que as células de gordura produzem substâncias que inflamam nosso organismo, e uma dieta desequilibrada, com elevado consumo de alimentos fonte de gordura ( embutidos, fast food, frituras, gorduras) e fonte de açúcares ( doces, massas, pães em excesso, lanhes, pizzas, refrigerantes, sucos industrializados ) é uma dieta altamente inflamatória e são os responsáveis por facilitar um acúmulo de gordura no fígado, aumentando a chance da formação da DHGNA.

Por outro lado, uma dieta rica em vegetais, frutas, cereais integrais (grãos, aveia, fibras) tem a capacidade de prevenir e diminuir as chances do acúmulo de gordura no fígado , também auxiliando em uma manutenção de uma microbiota intestinal saudável, que auxilia na prevenção da DHGNA.

E perdas de peso de pelo menos 10% já demonstram melhora na quantidade da gordura hepática, ou seja, na melhora da DHGNA.

Portanto, a escolha diária dos alimentos tem papel fundamental na prevenção da :Obesidade, Dislipidemias, DHGNA, dentre outros. Pense nisso!!!

Ref: Dieh AM, et al. N England J Med. 2017. Nov 23;377 (21) :2063-2072

Célia Beleli
Nutricionista da Clínica Concon- Valinhos/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *